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Retrospectiva e perspectivas

2014 é um ano para celebrar e comemorar!

Colocou-se o desafio de iniciar o trabalho com Divulgação Científica na universidade; o desafio de entender e compreender o que é divulgação científica e como fazê-la na universidade; como atingir o público, tanto interno como externo; como apresentar temas complexos de maneira compreensível para a população em geral. Qual é o público que queremos atingir e como?

Estudamos, nos capacitamos e agora podemos dizer que temos novos conceitos e entendimentos sobre a divulgação científica e seu poder em relação ao cidadão, cidadania que se expressa de maneira mais profunda quando compreendemos o mundo ao nosso redor e as tecnologias com as quais trabalhamos.

Foi criada a Seção de Divulgação Científica na Divisão Educacional da Pró-Reitoria de Extensão com a missão de divulgar de forma prática e organizada aos olhos do público a produção científica realizada na Universidade com a finalidade de contribuir efetivamente para a formação de uma sociedade mais crítica e consciente sobre a importância da ciência no cotidiano e, em alguma medida, promover uma mudança cultural.

Mas temos planos para o ano que se aproxima... Temos perspectivas de novos projetos e desafios.

No início do ano receberemos a doação de um caminhão para desenvolvermos atividades de divulgação científica em escolas e outros locais da região, será uma forma de chegarmos até onde está a população, de deixarmos nossos muros para trás e nos encontrarmos com a sociedade que nos mantém.

Também pretendemos continuar com o projeto Click Ciência, que neste ano levou alunos do Ensino Médio a espaços de divulgação científica e pediu que eles fotografassem os materiais mais interessantes. Além disso, espera-se aproximar estudantes do ensino médio de museus de ciência, já que eles não têm o hábito de frequentar espaços desse tipo. Por exemplo, entre os 96.605 visitantes do Sabina - Escola Parque do Conhecimento, uma referência em museu de ciência de São Paulo - em 2014, apenas 1,87% eram alunos do ensino médio, considerando tanto alunos da rede pública como da rede particular. Acreditamos que espaços de educação não formal devam atender um grupo maior da população, não podem e nem devem se restringir ao público escolar e infantil.

Além disso, para 2015, a ideia é usar o Comunicare para divulgar a produção científica da UFABC, com linguagem mais simples e acessível. Aguardem!

Portanto, em 2014 demos um grande passo para a divulgação científica da UFABC, mas 2015 será um ano promissor e a Seção está disponível para ideias e sugestões.

16122014

Registrado em: Pesquisas de Egressos
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