A macrometrópole paulista: emergência de uma nova categoria socioterritorial
Sara Rebello Tavares, egressa do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC, pesquisou, durante seu curso de doutorado, a emergência de uma nova categoria socioterritorial na macrometrópole paulista, que é formada por cinco regiões metropolitanas e duas aglomerações urbanas, totalizando 174 municípios.
De acordo com a pesquisadora, o trabalho insere-se no debate sobre dinâmicas territoriais e planejamento urbano-regional. Seu principal objetivo era problematizar o limite institucional desenhado para um território em rede, a partir de temas como formação do território macrometropolitano, sua extensão, influência, rede de cidades, mobilidade, riqueza, segregação e vulnerabilidade, bem como o tipo de planejamento engendrado.
Pontuou, dentre outras observações, que a problematização multidimensional da heterogeneidade territorial questiona narrativas estatais e ‘importadas’, que apresentam um planejamento enviesado e não consideram dinâmicas territoriais desenvolvidas a partir de um capitalismo periférico excludente.
Além do doutorado, Sara cursou, também, o mestrado em Planejamento e Gestão do Território na UFABC. Antes, graduou-se em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas, e é especialista em Educação Ambiental e Análise de Recursos Hídricos pela USP de São Carlos.
...
Dados | Egressa
Nome completo
Sara Rebello Tavares
Formação acadêmica (cursos e instituições)
Mestrado e Doutorado em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC
Especialização em Educação Ambiental e Análise de Recursos Hídricos pela USP - São Carlos
Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas
Profissão / experiência profissional
Como analista de pesquisa, atuei com geoprocessamento e processamento digital de imagens; em projetos de potencial para varejo e indústria, no estudo de territórios e dinâmicas socioeconômicas para expansão de redes e comercial. Em outras atividades, dediquei-me ao ensino de geografia no ensino fundamental e médio. E em outras oportunidades, integrei uma equipe para elaboração de indicadores para avaliação de políticas públicas.
Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Doutorado em Planejamento e Gestão do Território
Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
Por meio da ampliação dos horizontes de pesquisa, do conhecimento teórico, metodológico e de experiências, a pós-graduação aumentou e qualificou minhas habilidades, competências e conhecimento. Com mais conhecimento e instrumentos, sinto-me preparada para a atuação profissional. Além disso, durante o curso tive a oportunidade de fazer uma densa rede de contatos com professores, palestrantes e colegas de sala, que vinham de diferentes áreas e vivências. Parte dessa rede tornaram-se grandes amigos.
...
Dados | Tese
Título
A macrometrópole paulista: emergência de uma nova categoria socioterritorial
Data da defesa
29 de janeiro de 2021
Nome do orientador
Prof. Dr. Gerardo Alberto Silva
Linha de pesquisa
Dinâmicas territoriais
Link para o trabalho
...
Questões | Pesquisa
Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
O trabalho insere-se no debate sobre dinâmicas territoriais e planejamento urbano-regional. Desde a graduação, aproximei-me de temas ligados à geografia urbana. Identificava-me com as leituras e trabalhos de campo urbanos, sempre interessada no modo de vida da população, diferente em cada cidade, ainda que a paisagem artificial seja cada vez mais homogênea.
Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
O objetivo geral da pesquisa foi problematizar o limite institucional desenhado para um território em rede – que, por se apresentar em rede, já pressupõe um difícil limite territorial. Tal constatação levou ao aprofundamento de temas como formação do território macrometropolitano, sua extensão, influência, rede de cidades, mobilidade, riqueza, segregação e vulnerabilidade, bem como o tipo de planejamento engendrado. Os objetivos específicos abarcaram a busca empírica desses temas para o objeto de pesquisa.
Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Houve um conjunto de métodos utilizados ao longo da pesquisa em cada etapa. A primeira consistiu em uma pesquisa exploratória teórica e conceitual, buscando entender adequadamente as dinâmicas urbano-regionais no contexto da globalização. Seguimos para a pesquisa documental e de estudos institucionais para apreender a formação histórica da macrometrópole. Na análise minuciosa do objeto de estudo e dos processos em questão, foram usadas tanto a pesquisa descritiva como a quantitativa (dados e indicadores) e a qualitativa, validando a opção conceitual junto aos processos em desenvolvimento no território macrometropolitano.
Quais foram os desafios enfrentados?
A princípio, foi distanciar minha experiência enquanto indivídua que vivencia, de alguma forma, as dinâmicas desse território expandido e realizar a pesquisa não como uma moradora da macrometrópole, mas como uma pesquisadora, para obter o máximo do que o objeto permite. O desafio foi me distanciar a ponto de conseguir fazer o exercício de enxergar esse objeto com outros olhares, que possibilitaram o estudo adequado com os rigores científicos.
Quais foram os principais resultados alcançados?
A problematização multidimensional da heterogeneidade territorial que, em última análise, questiona as narrativas construídas pela importação conceitual e pelos agentes estatais. Tais narrativas não apresentam nuanças aplicadas às dinâmicas territoriais que se desenvolvem a partir de um capitalismo periférico brasileiro, exclusivo na sua forma de desenvolvimento, e terminam por apresentar um planejamento enviesado e vulgarizado que serve, antes de tudo, para indicar e justificar investimentos seletivos a determinados setores, atividades e, principalmente, espaços.
Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Para o universo científico, foi a apreensão da nova morfologia brasileira de natureza urbano-regional diversa e complexa na escala macrometropolitana. Para o cotidiano das pessoas, um estudo de como essas dinâmicas impactam o modo de viver, que se apresenta cada vez mais fluido e de maior amplitude, ou seja, em rede.
Redes Sociais