Agentes, forças e acontecimentos na formação de professores
Zózimo Adeodato Fernandes, egresso do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFABC, pesquisou, durante o Mestrado, o que leva um aluno que evadiu da escola a se tornar professor.
Por que um aluno que evadiu da escola se tornaria professor? Quais os agentes e as linhas de força desse processo? Esta pesquisa busca elucidar que, embora não haja uma fórmula para formar professores, esse é um processo onde a força dos afetos é fundamental. É na abertura para deixar-se afetar pelos acontecimentos, sejam eles políticos, éticos e/ou estéticos, que o professor se forma.
Zózimo atua há 18 anos nas áreas de cultura e educação. Desde 2011, é professor da rede pública estadual, lecionando Filosofia e História no Ensino Médio e Fundamental. É graduado e licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, pós-graduado em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio pela UNIFESP e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do ABC.
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Dados | Egresso
Nome completo
Zózimo Adeodato Fernandes.
Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (UFABC);
∙ Pós-graduado em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
∙ Graduação e Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP - FFLCH/FEUSP).
Profissão / experiência profissional
Possuo 18 anos de experiência profissional nas áreas de cultura e educação. Coordenei atividades em oficinas de literatura, música e filosofia nos Centros Culturais de Diadema entre 2004 e 2008. Fui membro do conselho gestor, editorial e revisor da revista Laboratório de Poéticas – Antenas & Raízes entre 2007 e 2008. Trabalhei como mediador de leitura no projeto Círculos de Leitura do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, atuando em escolas da rede pública de São Paulo e da Grande São Paulo. Como professor da rede pública estadual, onde sou efetivo desde 2011, leciono filosofia e história para turmas das três séries do ensino médio e fundamental e também organizo eventos culturais e projetos pedagógicos.
Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Filosofia.
Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
Acredito que, entre as valiosas experiências que a pós-graduação na UFABC me proporcionou, aquela que contribuiu de modo mais incisivo na minha formação foi o contato e a troca de experiências com meus colegas de curso. Pois, através desse contato, tive a oportunidade não somente de conhecer novos temas e pensadores pesquisados pelos colegas de departamento, como pude apresentar a minha própria pesquisa e expô-la ao escrutínio dos demais, o que foi bastante enriquecedor.
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Dados | Dissertação
Título
Devir professor - a experiência do acontecimento
Data da defesa
09 de dezembro de 2019
Nome do(a) orientador(a)
Prof. Dr. André Luís La Salvia
Linha de pesquisa
Teoria do conhecimento
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Questões | Pesquisa
Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
O tema principal da pesquisa é o que leva um aluno que evadiu da escola a se tornar professor, quais os agentes e as linhas de força desse processo. Escolhi este tema depois de vivenciá-lo e querer compreendê-lo em retrospectiva, reelaborando as experiências com um olhar crítico da escola, do ato de aprender e ensinar, e fazendo uma análise dos encontros que constituíram esse devir.
Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Meu objetivo era mostrar que, embora não haja uma fórmula para formar professores, esse é um processo onde a força dos afetos é fundamental. É na abertura para deixar-se afetar pelos acontecimentos, sejam eles políticos, éticos e/ou estéticos, que o professor se forma.
Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Realizei esse trabalho através de uma pesquisa bibliográfica para o corpo teórico e através de um processo (ou método) de bricolagem, no qual foram utilizados diversos tipos de textos, como a poesia, a literatura, letras de música, fotografias, cartas, recortes de jornal, relatos pessoais etc.
Quais foram os desafios enfrentados?
Um dos maiores desafios da pesquisa foi conseguir conciliar o arcabouço conceitual que eu estava operando com a forma em si mesma da escrita do trabalho, de modo que elas não parecessem
desconexas.
Quais foram os principais resultados alcançados?
Penso que o principal resultado da pesquisa foi ter feito um importante registro de uma geração de estudantes secundaristas que serão lembrados na história brasileira por terem conseguido se fazer ouvir.
Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Acredito que a presente pesquisa pode contribuir bastante para o debate relacionado tanto à formação e prática pedagógica dos docentes quanto aos processos de produção de subjetividades estudantis no cotidiano escolar.
MENDES, Renato. Diadema, Brasil. 13 de novembro de 2015. Photo Press - Estadão.
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