Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas pós-graduadas > Controle de vibração de máquinas rotativas

Controle de vibração de máquinas rotativas

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2024, 18h00

eduardo de melo paduaEduardo de Melo Pádua, egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFABC, pesquisou, durante o mestrado, a respeito do controle de ressonância de bases de máquinas rotativas por meio de forças axiais.

Um de seus principais objetivos era estudar o efeito causado pela alteração da rigidez geométrica, por meio de forças axiais, na frequência natural de bases de máquinas rotativas, no formato de vigas e pórticos planos metálicos. O intuito era retirá-las da ressonância ou do seu entorno, chamado de região fora de segurança.

Dentre os resultados obtidos, o pesquisador observou que a rigidez geométrica tem uma estreita relação com as frequências naturais em estruturas sólidas, e concluiu que é possível controlar a frequência natural de uma viga ou pórtico por meio de uma força axial.

Além de Mestre em Engenharia Mecânica pela UFABC, Eduardo é graduado em Engenharia Mecânica pela UNESP. Atualmente, é professor no SENAI e também atua como gestor, projetista e mecânico de ar condicionado.

Dados | Egresso

Nome completo
Eduardo de Melo Pádua

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Mestrado em Engenharia Mecânica | Universidade Federal do ABC (UFABC) / 2017;
∙ Graduação em Engenharia Mecânica | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) / 2009;
∙ Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial | SENAI Oscar Rodrigues Alves (SENAI) / 2021.

Profissão / experiência profissional
∙ Professor de cursinho;
∙ Professor de curso técnico em Eletrotécnico;
∙ Professor de curso profissionalizante em Mecânico de Ar Condicionado;
∙ Coordenador de equipes de montagem de portas de plataformas de metrô;
∙ Projetista HVAC.

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Engenharia Mecânica.

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
Hoje tenho maior chance de continuar empregado no SENAI Ipiranga - Refrigeração, porque tenho mestrado, e lá eles valorizam o estudo.

Dados | Dissertação

Controle de ressonância de base de máquinas rotativas por meio de forças axiais

Data da defesa
15 de março de 2017

Nome do orientador
Prof. Dr. Reyolando Manoel Lopes Rebello da Fonseca Brasil

Linha de pesquisa
Controle de vibração

Link para a dissertação

Questões | Pesquisa

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
Controle de vibração de máquinas rotativas. O tema foi escolhido pelo meu orientador.

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
- O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito que as forças axiais, ou a alteração da rigidez geométrica, causam na primeira frequência natural de bases de máquinas rotativas no formato de vigas e pórticos metálicos, tirando-as da ressonância e do entorno dessa.
- Obter o título acadêmico para dar aulas em universidades.

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Foi 100% teórica, com simulação via elementos finitos, em um programa desenvolvido por mim em Octave. Duas ferramentas foram utilizadas para realizar o estudo, Método de Rayleigh e Método dos Elementos Finitos (MEF).

Quais foram os desafios enfrentados?
O idioma Inglês, somente.

Quais foram os principais resultados alcançados?
Ficou demonstrado que é possível controlar a frequência natural de uma viga ou pórtico por meio de uma força axial.
No caso da base como viga, sem carregamento algum, ela se mostrou dentro da zona perigosa, tanto por Rayleigh como por MEF. Uma intervenção com forças axiais foi realizada para estabilizar as bases. No pórtico, o perfil 60x60 não ficou dentro da zona perigosa, já os demais, 80x80 e perfil Ι, ficaram dentro da região {0,8Ω, 1,25Ω}.

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Meu estudo foi da área de engenharia teórica, ou seja, manipulou um conhecimento que não tem uma aplicabilidade imediata. Poderá, talvez, servir como um degrau para alguma pesquisa futura, ou um tijolinho para resolver algum problema prático enxergado por algum profissional.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas