Da formação continuada à prática letiva: o pensamento algébrico no ensino fundamental
Daniela Inês Baldan da Silva, egressa do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC, pesquisou, durante o doutorado, a respeito da efetividade de um processo de formação continuada, destinado a professores do ensino fundamental, acerca do pensamento algébrico nos anos iniciais.
Um de seus principais objetivos era investigar se o referido processo formativo foi efetivo e se reverberou na atuação das professoras que dele participaram. Nesse sentido, optou por pesquisar indícios dessa aprendizagem profissional na prática letiva das participantes, durante os três anos seguintes à formação, ao abordarem o pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental. Dentre os resultados observados, concluiu que, de fato, a formação continuada possibilitou que mobilizassem conhecimentos matemáticos e didáticos relativos ao desenvolvimento do pensamento algébrico nos citados anos.
De acordo com a egressa, há poucas pesquisas referentes a investigações como essa, de modo que, ao longo do doutorado, foi necessário desenvolver um roteiro teórico e metodológico que viabilizasse sua realização – o qual considera ser uma das principais contribuições de sua tese à educação matemática e à formação de professores.
Além de doutora em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela UFABC, Daniela é especialista em Psicopedagogia, Educação Sexual e Design Instrucional. É graduada em Pedagogia e, atualmente, exerce a função de orientadora pedagógica. Possui experiência, também, como professora de educação infantil e ensino profissionalizante, diretora escolar e gestora pública.
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Dados | Egressa
Nome completo
Daniela Inês Baldan da Silva
Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática | Universidade Federal do ABC;
∙ Especialização em Design Instrucional | Centro Universitário Senac;
∙ Especialização em Educação Sexual | Faculdade de Medicina do ABC/Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana;
∙ Especialização em Psicopedagogia | Faculdade de São Bernardo do Campo;
∙ Graduação em Pedagogia | Instituto Metodista de Ensino Superior;
∙ Curso técnico/profissionalizante em Magistério | Escola Estadual Dr. José Fornari.
Profissão / experiência profissional
Professora de educação infantil e ensino profissionalizante, diretora escolar, gestora pública e orientadora pedagógica.
Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática.
Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
A trajetória no doutorado contribuiu para a atualização da minha formação profissional, possibilitando que eu entrasse em contato com as literaturas nacional e internacional relacionadas à formação de professores e educação matemática. O doutorado também alavancou minha participação em congressos e a publicação de artigos científicos, entre outros fatores, pelo fato de ter desenvolvido uma tese no formato multipaper. Outro aspecto relevante em minha formação foi a participação no grupo de pesquisa Formate.
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Dados | Tese
Título
De um processo de formação continuada à prática letiva: os caminhos da aprendizagem profissional do professor acerca do pensamento algébrico nos anos iniciais
Data da defesa
30 de maio de 2023
Orientadores
Prof. Dr. Alessandro Jacques Ribeiro. Coorientadora: Profa. Dra. Márcia Aguiar.
Linha de pesquisa
Formação de professores de Ciências e Matemática
Link para a tese
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Questões | Pesquisa
Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
A gênese desta tese surgiu do desejo de investigar processos formativos para identificar se foram efetivos ou não, e se reverberaram na prática letiva dos professores que deles participaram – lacuna identificada na literatura. A partir dessas inquietações, estabeleceu-se o seguinte objetivo: compreender como indícios de aprendizagens profissionais manifestaram-se nas práticas letivas de três participantes, ao longo de três anos subsequentes a um processo formativo, quando abordaram o pensamento algébrico nos anos iniciais.
Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
O objetivo geral era compreender como indícios de aprendizagens profissionais manifestaram-se nas práticas letivas de três participantes, ao longo de três anos subsequentes a um processo formativo, quando abordaram o pensamento algébrico nos anos iniciais. Para concretizá-lo, definimos objetivos específicos e questões que nortearam nossa pesquisa.
Os objetivos específicos eram:
- Identificar as oportunidades de aprendizagem profissional viabilizadas aos professores durante um processo formativo, tomando-se como foco de análise o planejamento da formação e as ações da formadora para desenvolvê-lo;
- Compreender como os professores percebem suas aprendizagens profissionais em um processo formativo; e como relacionam essas aprendizagens com suas práticas letivas acerca do pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental;
- Identificar e explicar de que maneira as oportunidades de aprendizagem profissional, idealizadas por uma formadora de professores em um processo formativo referente ao desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais, foram percebidas como aprendizagens profissionais pelas participantes.
Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, fundamentada numa epistemologia construcionista e dentro da perspectiva teórica do interpretativismo. Integraram este estudo a formadora e três professoras participantes do processo formativo. Iniciou-se esta pesquisa por uma imersão no processo formativo, com a finalidade de obter dados que permitissem estabelecer relações entre as aprendizagens profissionais relatadas pelas professoras participantes e os documentos relativos às práticas letivas. Na primeira etapa, com a apropriação dos dados referentes ao processo formativo e um recorte que se identificou como a “voz da formadora”, realizou-se a análise dos documentos produzidos e utilizados para o processo formativo, os quais serviram de base para a elaboração de um roteiro de entrevista de lembrança estimulada com a formadora. A análise dos dados dessa etapa decorreu de uma abordagem dedutiva, por meio do modelo PLOT. Em contrapartida, os dados referentes à “voz das participantes”, identificados ainda no processo formativo, foram obtidos tanto a partir da entrevista de lembrança estimulada, cujo roteiro foi construído segundo os documentos do processo formativo, como dos próprios documentos produzidos por elas. Numa segunda etapa de coleta de dados – cujo objetivo era identificar e compreender indícios das aprendizagens das participantes em suas práticas letivas –, realizou-se outra entrevista de lembrança estimulada com cada uma das participantes, cujo roteiro foi elaborado com base na análise dos documentos profissionais dos três anos subsequentes ao processo formativo. A análise dos dados referentes à “voz das participantes” –relativa tanto aos dados que emergiram do processo formativo quanto aos relacionados à prática letiva – foi realizada a partir de uma abordagem indutiva, pautada na perspectiva construtivista da Grounded Theory.
Quais foram os desafios enfrentados?
Quando migrei do mestrado para o doutorado, em 2019, tinha a certeza de que me aposentaria em três meses – e poderia me dedicar integralmente ao doutorado. No entanto, devido às alterações na legislação da aposentadoria nacional e no município onde trabalho, os três meses transformaram-se em cinco anos – ou seja, ainda estou trabalhando. Desenvolver uma tese de doutorado, trabalhando 40 horas semanais, foi um exercício de persistência e disciplina. Além de continuar trabalhando e possuir um tempo mais limitado para a realização do doutorado, boa parte da minha pesquisa deu-se no contexto da pandemia de covid-19, fato que exigiu de todos que atuam na educação muita criatividade e flexibilidade.
Quais foram os principais resultados alcançados?
Os principais resultados revelam que:
(i) o processo formativo possibilitou que as participantes mobilizassem conhecimentos matemáticos e didáticos acerca do desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais; que nomeadamente se apropriassem do conceito de equivalência do sinal de igual e vislumbrassem possibilidades de desenvolver o pensamento algébrico com estudantes;
(ii) as escolhas da formadora, no desenvolvimento do processo formativo, possibilitaram articular as dimensões matemática e didática do conhecimento profissional docente, bem como aproximar a matemática acadêmica da matemática escolar, vinculadas ao pensamento algébrico; e
(iii) as análises relativas às práticas letivas possibilitaram o mapeamento de alterações introduzidas no planejamento das participantes após o processo formativo, como, por exemplo, a seleção criteriosa de tarefas matemáticas que possibilitam o desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes e a adoção de novas estratégias metodológicas com elementos da abordagem de ensino exploratório. O caminho percorrido para realizar a pesquisa possibilitou construir um roteiro metodológico que tem potencial para contribuir com novas pesquisas nessa área.
Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Esta foi a primeira tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC. Como nosso objetivo geral era compreender como indícios de aprendizagens profissionais manifestaram-se nas práticas letivas de três participantes, ao longo de três anos subsequentes a um processo formativo, quando abordaram o Pensamento Algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental, encontramos alguns desafios, como o fato de nossa pesquisa ter sido realizada de forma retrospectiva, além de ter sido um processo formativo do qual não participamos. Como existem poucas pesquisas e instrumentos para uma investigação desse tipo, ao longo do percurso acabamos por construir um roteiro teórico e metodológico que nos permitisse realizá-la. Esse roteiro parece-nos ser uma das contribuições de nosso estudo à educação matemática e à formação de professores que ensinam matemática, pois pode despontar como um caminho profícuo para investigações futuras.
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