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Desenvolvimento de habilidades matemáticas por meio de jogos e mediação

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 18h00

angelica do carmo da silva chicoAngélica do Carmo da Silva Chico, egressa do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC, pesquisou, durante o mestrado, acerca do desenvolvimento de habilidades por meio de jogos e mediação, a partir de um estudo sobre os discursos dos mediadores.

Seu principal objetivo era analisar se jogos e mediação podem contribuir como facilitadores do ensino e aprendizagem de Matemática, além de comparar estratégias utilizadas pelos alunos antes e depois do processo de mediação, bem como demonstrar seus benefícios para o desenvolvimento de funções cognitivas.

Dentre os principais resultados observados em sua pesquisa, a egressa enfatiza que os alunos com dificuldades de aprendizagem sentiram-se motivados e incluídos com o jogo proposto, e que a mediação possibilita ampliar e ressignificar sua relação com a Matemática, ao tornar as aulas mais atrativas, interativas e estimulantes.

Angélica é pedagoga e, além de mestra em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela UFABC, é especialista em Psicopedagogia clínica e institucional; em Educação especial com ênfase em deficiência intelectual; e em Neurociência aplicada à educação e aprendizagem. Atualmente, trabalha como professora, orientadora educacional, tutora e psicopedagoga.

 

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Dados | Egressa  

Nome completo 
Angélica do Carmo da Silva Chico 

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática | Universidade Federal do ABC
∙ Especialização em Neurociência aplicada à educação e aprendizagem | Universidade Presbiteriana Mackenzie
∙ Especialização em Educação especial com ênfase em deficiência intelectual | Faculdade de Educação Paulistana
∙ Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional | Centro Universitário de Santo André
∙ Graduação em Pedagogia | Centro de Universitário Santo André 

Profissão / experiência profissional 
∙ Coordenadora pedagógica
∙ Orientadora educacional
∙ Professora de projeto de vida
∙ Diretora interina - Educação Básica
∙ Psicopedagoga clínica e escolar
∙ Docente em cursos de graduação - Licenciaturas (presenciais e EaD)
∙ Docente em cursos de pós-graduação (presenciais e EaD)
- Psicopedagogia, Neuroeducação, Educação infantil, MBA em Gestão Cognitiva, Neurociência aplicada à Educação e Neuropsicologia. 

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC 
Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação? 
A pós-graduação na UFABC foi transformadora, uma experiência sensacional. Uma excelente universidade, que fornece a base para a fundamentação teórica e prática. Agora estou me organizando para o doutorado. Ser UFABC abriu muitas oportunidades. Orgulho!


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Dados | Dissertação 

Título
Desenvolvimento de habilidades por meio de jogos e mediação: um estudo sobre os discursos dos mediadores 

Data da defesa
17 de setembro de 2017 

Nome do orientador
Prof. Dr. Evonir Albrecht 

Linha de pesquisa
Ensino e História das Ciências e Matemática 

Link para a dissertação


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Questões | Pesquisa 

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu? 
O tema foi o desenvolvimento de habilidades por meio de jogos e mediação – um estudo sobre os discursos dos mediadores. Eu o escolhi por acreditar que todos aprendem, e a mediação é uma estratégia para acessar a todos. 

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)? 
O objetivo geral da pesquisa era analisar e comparar as estratégias utilizadas pelos alunos antes e depois do processo de mediação. O objetivo específico era demonstrar os benefícios e os desafios da mediação para o desenvolvimento das funções cognitivas, ampliando suas possibilidades na resolução de problemas e no processo pedagógico; e, a partir disso, incorporá-las em sua prática. 

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
A metodologia de investigação baseou-se na análise e comparação das estratégias utilizadas pelos alunos, antes e depois do processo de mediação, bem como nos benefícios e desafios da mediação para o desenvolvimento das funções cognitivas: memória, percepção, atenção, linguagem e funções executivas, raciocínio, lógica, estratégias, tomada de decisão e resolução de problemas. Tais habilidades são frequentemente utilizadas para o desenvolvimento e a resolução de atividades de Matemática. Em nossa pesquisa, usufruímos das características contempladas na perspectiva da pesquisa qualitativa, que visa entender e interpretar as possibilidades no processo investigado – o de resolução de atividades apresentadas pelos participantes no momento do jogo e na resolução de tarefas dos problemas (THIOLLENT, 2011). A pesquisa foi organizada em três etapas: na primeira, aplicamos a situação-problema da gata, realizada em dupla/grupo, sem intervenção. Ao término da atividade, os alunos explicaram os procedimentos para a resolução, possibilitando compreender os conhecimentos prévios e o diálogo entre os alunos. 

Quais foram os desafios enfrentados?
Encontrar uma instituição para aplicar a pesquisa, a frequência dos alunos e a compreensão das famílias. 

Quais foram os principais resultados alcançados?
Os alunos com dificuldades de aprendizagem gostaram de jogar e conseguiram atingir o objetivo por meio da mediação; sentiram-se motivados e incluídos, possibilitando ressignificar a relação com a aprendizagem e, principalmente, oferecer estratégias para repensar a matemática. 

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas. 
A pesquisa pode ampliar as possibilidades de aprendizagem para o aluno, além de aprofundar os estudos sobre a mediação.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas
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