Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas pós-graduadas > Detecção de radicais livres por meio de sensor fluorescente

Detecção de radicais livres por meio de sensor fluorescente

Publicado: Quinta, 20 de Junho de 2024, 16h00

vinicius cesar diasVinícius Cesar Dias, egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química da Universidade Federal do ABC, pesquisou, durante o mestrado, acerca da potencial aplicação de um sensor fluorescente – a Dihidrorodamina (DHR) 1,2,3 – na detecção de radicais livres.

Um de seus principais objetivos era a imobilização da referida substância em substratos de ouro, modificados com diferentes tióis. Seu intuito era desenvolver e caracterizar um sensor eletroquímico para detectar e quantificar radicais livres, baseado na atividade sensorial da DHR diante dessas espécies.

Dentre os resultados observados, o pesquisador verificou que, uma vez que a DHR 1,2,3 apresenta atividade sensorial, um eletrodo contendo DHR imobilizada possui, de fato, potencial aplicação como sensor eletroquímico para radicais livres. Pontuou, também, que a escolha de um método sem o uso de ativadores foi fundamental para o sucesso dos experimentos. O egresso enfatiza que pesquisas de ciência básica – como essa – são o alicerce para pesquisas aplicadas, que atingem a sociedade de forma direta.

Além de mestre em Ciência e Tecnologia/Química pela UFABC, Vinícius é licenciado em Química. Dispõe de ampla experiência docente no ensino médio e técnico. Atualmente, é professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Dados | Egresso

Nome completo
Vinícius Cesar Dias

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Mestrado em Ciência e Tecnologia/Química | Universidade Federal do ABC (2010);
∙ Graduação em Licenciatura em Química | Universidade Brasil (2005).

Profissão / experiência profissional
Área docente - Ensino médio e técnico (desde 1998).

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Ciência e Tecnologia/Química.

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
Ter mestrado na UFABC me possibilitou subir dois níveis em minha carreira atual, como professor do CEETEPS.
Há um enorme reconhecimento do mercado de trabalho em relação à UFABC, o que muda completamente o peso do nosso currículo.

Dados | Dissertação

Título
Imobilização de Dihidrorodamina 1,2,3 em superfície de ouro, com potencial aplicação na detecção de radicais livres

Data da defesa
20 de outubro de 2009

Nome do orientador
Prof. Dr. Pablo Alejandro Fiorito

Linha de pesquisa
Eletroquímica e química de materiais; Nanotecnologia.

Link para a dissertação

Questões | Pesquisa

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
Escolhi o tema por se tratar de alta tecnologia em química.

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Imobilizar DHR 1,2,3 em uma superfície de ouro, com potencial aplicação na detecção de radicais livres. E aprender a fazer pesquisa científica.

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Os eletrodos foram feitos por meio do uso de discos compactos, adquiridos comercialmente. A imobilização da DHR foi atingida usando-se uma camada de ácido mercapto-carboxílico como agente âncora. Os eletrodos utilizados foram caracterizados por voltametria cíclica, espectroscopia de impedância eletroquímica, espectroscopia de infravermelho e microbalança eletroquímica de cristal de quartzo.

Quais foram os desafios enfrentados?
Superar defasagens teóricas.

Quais foram os principais resultados alcançados?
A escolha do método de imobilização sem o uso de ativadores foi fundamental para o sucesso dos experimentos. Uma vez que ocorreu sem ativadores, concluiu-se que a imobilização se deu por interações físicas, e não por ligações químicas – o que implica na redução do custo experimental e do tempo necessário para a sua realização. Os eletrodos confeccionados com CDs de ouro foram de fácil confecção e limpeza, e apresentaram bons resultados na imobilização dos tióis – o que contribuiu de forma significativa para o sucesso dos trabalhos. Além disso, obtive um grande aprendizado no convívio com grandes pesquisadores.

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
A pesquisa básica é o alicerce para pesquisas que atingem a sociedade de forma direta.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas