Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas pós-graduadas > Educação financeira no ensino médio: como planejar a compra de um carro
Início do conteúdo da página

Educação financeira no ensino médio: como planejar a compra de um carro

Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2025, 18h00

Nilson Setsuo Ozawa, egresso do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da UFABC, pesquisou, durante o mestrado, acerca do uso da modelagem matemática no planejamento de compra de um automóvel.

Um de seus objetivos era introduzir a educação financeira para alunos do ensino médio, de forma simples e objetiva, a partir de uma pesquisa em que os estudantes escolhem, hipoteticamente, a forma de pagamento de um veículo.

De acordo com o egresso, dentre os resultados esperados, pretendia-se desvendar, junto aos alunos, algumas das principais questões relativas ao tema, como juros de financiamento, poupança, despesas e cálculos bancários. Para tanto, contaram com o auxílio de recursos como Internet, planilhas e modelagem matemática – seguindo diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais, como a introdução de novas tecnologias, formação cidadã e contextualização.

Além do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional da UFABC, Nilson cursou Especialização em Educação Matemática, Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Atualmente, cursa um Doutorado em Ensino de Ciências, e atua como professor pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

 

... 
Dados | Egresso

Nome completo 
Nilson Setsuo Ozawa 

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Doutorado em andamento em Ensino de Ciências | UNICSUL;
∙ Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) | UFABC;
∙ Especialização (lato sensu) em Educação Matemática | UNIBAN e UNG;
∙ Licenciatura e Bacharelado em Matemática | Universidade de Mogi das Cruzes. 

Profissão / experiência profissional 
∙ Professor universitário (de 1999 a 2016);
∙ Professor da rede estadual. 

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC 
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). 

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação? 
Para o conhecimento de teorias matemáticas, modelagem matemática e resolução de problemas – conteúdos importantes para o andamento de minhas aulas.


... 
Dados | Dissertação 

Título
Modelagem matemática: como vou comprar meu primeiro carro. 

Data da defesa
20 de janeiro de 2012 

Nome do orientador
Prof. Dr. Igor Leite Freire 

Linha de pesquisa
Educação financeira 

Link para a dissertação


... 
Questões | Pesquisa 

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu? 
A aquisição de um carro através de ganhos financeiros fictícios. 

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Atualizar os alunos diante das diversas formas de adquirir um carro; ter contato com ativos financeiros e ter uma ideia de como fazer um financiamento. 

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Pesquisa qualitativa, envolvendo alunos da segunda série do ensino médio. 

Quais foram os desafios enfrentados?
Poucos, pois, em especial, a sala estava centrada no objetivo. Além disso, a escola dispunha de computadores e dos softwares de financiamentos diretos dos bancos. 

Quais foram os principais resultados alcançados?
Os alunos participaram e usufruíram das informações. 

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Foi um trabalho de modelagem matemática, que tinha como objetivo colocar o aluno dentro da realidade social em que vive, mostrando a importância da continuidade do meio acadêmico e preparando-o para enfrentar desafios sociais.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas
Fim do conteúdo da página