"Experiência prática do aprendiz" e a inserção de jovens na indústria automobilística
Solange Regina Schaffer, egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, pesquisou, durante o doutorado, como as empresas implementam a política pública de vivência prática de aprendizes em três dimensões: inserção social, formação profissional e acidentes do trabalho.
Ao analisar três grupos de aprendizes de 17 a 19 anos que atuam em uma fábrica automobilística de São Bernardo do Campo, baseada em observação etnográfica realizada entre 2015 e 2019, a pesquisa apontou para uma subcategoria de divisões hierárquicas ocupadas pelos grupos de aprendizes. A abordagem utilizou entrevistas semiestruturadas, dinâmicas individuais e de grupo, questionário socioeconômico, encontros presenciais na fábrica e visitas às instituições parceiras.
Doutora em Ciências Humanas e Sociais, Schaffer ingressou no Programa de Pós-graduação da UFABC pelo Doutorado Acadêmico Industrial (DAI). É Mestre em Gestão Integrada da Saúde no Trabalho e Meio Ambiente e servidora pública na área de Ciência e Tecnologia com experiência em política pública em saúde e segurança do trabalho (SST); juventude trabalhadora; assédio e violências no trabalho; acidente do trabalho; inserção e formação profissional no trabalho.
...
Dados | Egressa
Nome completo
Solange Regina Schaffer
Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Doutora em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC), com ingresso seletivo pelo Doutorado Acadêmico Industrial (DAI)/UFABC.
∙ Mestre em Gestão Integrada da Saúde no Trabalho e Meio Ambiente pelo Centro Universitário Senac/Santo Amaro;
∙ Especialista em Higiene do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP);
∙ Pedagoga.
Profissão / experiência profissional
Servidora pública federal da carreira de Ciência e Tecnologia, lotada na Fundacentro/Ministério do Trabalho, com larga experiência em pesquisas qualitativas aplicadas em diversos setores industriais, com ênfase nos temas: política pública em saúde e segurança do trabalho (SST); juventude trabalhadora; assédio e violências no trabalho; acidente do trabalho; inserção e formação profissional no trabalho.
Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Doutorado em Ciências Humanas e Sociais.
Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
A experiência acadêmica na pós-graduação da UFABC expandiu virtuosamente meu conhecimento sobre ciências humanas e sociais aplicadas, principalmente por seu desenho pedagógico interdisciplinar, permitindo que boa parte da minha vivência no chão de fábrica durante a exploração da pesquisa aplicada, fosse contemplada e tratada na tese de doutorado.
...
Dados | Dissertação
Título
Política pública "Experiência prática do aprendiz" : Inserção social, formação profissional e acidentes do trabalho no chão de fábrica
Data da defesa
18 de dezembro de 2020
Nome da orientadora
Profª. Drª. Marilda Aparecida de Menezes
Linhas de pesquisa
Etnografia Industrial, Aprendizes-Trabalhadores, Práticas de Dominação, Relações de Trabalho e Acidentes de Trabalho.
...
Questões | Pesquisa
Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
Política pública "experiência prática do aprendiz" (título do caput da lei federal). Escolhi esse tema por ser pouco explorado quanto às relações subjetivas de trabalho e quanto à inserção e à formação profissional de adolescentes e jovens aprendizes trabalhadores em empresas e comércio.
Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
∙ Objetivo geral: analisar como a indústria automobilística implementa a política pública ‘experiência prática do aprendiz’.
∙ Objetivos secundários:
a) descrever como o projeto de vida e o perfil socioeconômico familiar, bem como as trajetórias ocupacionais informais de aprendizes determinam suas chegadas às instituições parceiras da fábrica;
b) identificar como as práticas de dominação do chão de fábrica são reproduzidas pelas estruturas hierarquizadas e como aprendizes assimilam suas posições inferiorizadas na empresa, a partir da ‘experiência prática do aprendiz’
c) compreender como o tema acidente do trabalho é tratado durante todo o processo de formação profissional por meio dos diálogos com aprendizes.
Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
O problema da pesquisa compreendeu como a empresa implementa a política pública ‘experiência prática do aprendiz’ a partir de seus processos seletivos, contratações, formação profissional e funções ocupacionais, na pretensão de contribuir para transpor as fronteiras do campo interdisciplinar quanto ao sentido dos capitais sociais gerados nesse processo. E por hipótese, o fato de que a implementação da política pública ‘experiência prática do aprendiz’ reproduz posições inferiorizadas entre os três grupos de aprendizes-trabalhadores, a partir de seus processos seletivos, contratações, formação profissional e lugar social na empresa. Para adentrar a empresa foi celebrado Termo de Compromisso entre esta doutora (à época aluna), a empresa e a Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC).
A pesquisa qualitativa aplicada foi sistematizada a partir de registros etnográficos mantidos entre esta pesquisadora e coadjuvantes, como o gerente de RH, representantes das instituições parceiras no “Programa Jovem Aprendiz” da empresa, supervisores/as dos/as aprendizes, e os/as próprios/as jovens, acrescidas de metodologias como a observação participante, a dinâmica de grupo e as entrevistas semiestruturadas gravadas junto aos sujeitos da pesquisa. A exigência do anonimato da empresa e de seus participantes, previsto no Termo de Cooperação e pela Comissão de Ética em Pesquisa (CEP) da UFABC, não impediu a criação de homônimos aos personagens ativos desta tese.
Quais foram os desafios enfrentados?
∙ O acompanhamento do DAI/UFABC na vigência do Termo de Compromisso firmado deve aprimorar o auxílio à interdisciplinaridade durante o desenvolvimento da pesquisa.
∙ Proibição pela empresa do acesso a documentos formais, dificultando a realização de algumas etapas metodológicas;
∙ Baixa adesão dos supervisores de aprendizes à pesquisa, limitando o acesso aos adolescentes e jovens;
∙ Respostas evasivas (desconfiança) durante as entrevistas gravadas.
Quais foram os principais resultados alcançados?
∙ Análise aprofundada sobre como a indústria automobilística, uma das maiores da Região do ABC, implementa a política pública ‘experiência prática do aprendiz’;
∙ Descrição detalhada do projeto de vida e o perfil socioeconômico familiar, bem como as trajetórias ocupacionais informais de aprendizes determinam suas chegadas às instituições parceiras da fábrica. Além de como as práticas de dominação do chão de fábrica são reproduzidas pelas estruturas hierarquizadas e como aprendizes assimilam suas posições inferiorizadas na empresa;
∙ Reflexão sobre a forma com o tema acidente do trabalho é tratado durante todo o processo de formação profissional por meio dos diálogos com aprendizes;
∙ Ainda, foram feitas sugestões para a melhoria da implementação da política pública de aprendizagem, que pode ser utilizada por qualquer segmento comercial ou empresarial.
Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
A contribuição da pesquisa científica apresenta relatos sobre como adolescentes e jovens aprendizes trabalhadores se sentem diante das regras de contratação, de formação profissional e de vivência profissional no chão de fábrica; quais são suas alegrias e tristezas durante mais de um ano e meio que permanecem na empresa e o quais pontos da aprendizagem e desta vivência mudariam se fosse possível.
Desvelar essas relações subjetivas de trabalho é fundamental para que futuros adolescentes e jovens aprendizes reflitam sobre suas condições de vida e de trabalho nas empresas e comércio e procurem se articular com associações e representações sindicais para que suas expectativas sejam atendidas.Além disso, a pesquisa realizada poderá servir de reflexão para todos órgãos públicos revejam vários aspectos jurídicos previstos nesta política pública, a fim de criar normativas que auxiliem aprendizes que adoecem e se acidentam dentro das empresas.
Redes Sociais