Método e metafísica na gênese da filosofia crítica de Immanuel Kant
Pedro Casalotti Farhat, egresso do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFABC, pesquisou, durante seu curso de mestrado, o surgimento dos conceitos de método e metafísica nos escritos de Immanuel Kant, publicados entre os anos de 1747 e 1756.
Um de seus principais objetivos era analisar as obras de Kant no início do período pré-crítico, além de obras consideradas fontes históricas e que participaram de sua formação, com o intuito de contribuir para os estudos sobre a origem da filosofia crítica kantiana. Trata-se de uma pesquisa da área de história da filosofia moderna, que articula aspectos como a relação entre análise sistemática de obras, conceitos e suas dimensões históricas, e é acessível tanto a acadêmicos e professores de filosofia quanto a quaisquer interessados na área.
Além do Mestrado em Filosofia, Pedro concluiu dois cursos de graduação na UFABC: o Bacharelado em Ciências e Humanidades e o Bacharelado em Filosofia. Atualmente, cursa o Doutorado em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP), e sua tese versará a respeito da lógica, método e metafísica na filosofia kantiana entre 1760 e 1770.
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Dados | Egresso
Nome completo
Pedro Casalotti Farhat
Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Bacharel em Ciências e Humanidades (2019) e em Filosofia (2020) - UFABC;
∙ Mestre em Filosofia (2021) - UFABC;
∙ Doutorando em Filosofia - USP.
Profissão / experiência profissional
Pesquisador acadêmico em Filosofia, especialmente em Teoria do Conhecimento e História da Filosofia Moderna.
Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Filosofia.
Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
Minha trajetória no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFABC foi fundamental para minha formação, pois permitiu não apenas o desenvolvimento da pesquisa, mas também a contínua discussão e revisão das perspectivas trabalhadas, bem como das funções que um pesquisador em filosofia pode ocupar – seja ao participar de eventos e grupos de pesquisa, seja ao atuar com a publicação de trabalhos (como autor e como editor). Nesse sentido, a trajetória na pós-graduação serviu como continuidade do trabalho realizado na graduação da UFABC e, portanto, foi essencial para minha instrução dentro do campo de pesquisa acadêmica em filosofia.
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Dados | Dissertação
Título
Método e metafísica na gênese da filosofia crítica de Immanuel Kant
Data da defesa
20 de dezembro de 2021
Nome dos orientadores
Orientador: Prof. Dr. Fernando Costa Mattos
Coorientador: Prof. Dr. Bruno Nadai
Linha de pesquisa
Teoria do Conhecimento
Link para a dissertação
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Questões | Pesquisa
Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
O tema da pesquisa foi o surgimento dos conceitos de método e metafísica nos escritos de Immanuel Kant, publicados entre os anos de 1747 e 1756. A escolha se deu por conta da necessidade de estudos sobre a origem da filosofia crítica de Kant, elaborada por ele mais tarde, a partir de 1781, quando é publicada sua obra mais conhecida, a "Crítica da razão pura". Nesse sentido, a pesquisa cobre apenas o início de um trajeto intelectual, e permite identificar elementos comuns com a filosofia crítica nas primeiras obras do autor e nas demais fontes históricas que compuseram seu contexto de formação, ainda que reconhecendo suas evidentes diferenças e, portanto, podendo apreender algumas das mudanças que ocorreram. Como eram (e ainda são) poucas as pesquisas em português sobre o período pré-crítico de Kant que tomavam como referência uma perspectiva histórica e sistemática do estudo de sua obra, a proposta dessa pesquisa foi realizada buscando contribuir para esse campo.
Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Os objetivos gerais eram analisar as obras de Kant no início do período pré-crítico e as obras que eram fontes históricas e participaram de sua formação, como referências diretas e indiretas (por exemplo, obras de autores como Descartes, Newton, Leibniz, Wolff, Thomasius, Crusius, Bilfinger, Mairan, Châtelet, Maupertuis, Voltaire, Buffon etc.), enfocando as análises nos aspectos metodológicos que remetem ao projeto metafísico do autor no período. Com isso, os objetivos gerais são ligados a um interesse histórico de apreensão da gênese da filosofia kantiana, mas sem negligenciar o aspecto sistemático que podemos retirar das elaborações conceituais de cada um dos escritos de Kant, ainda que estejam em relação com as fontes da época.
Os objetivos específicos, portanto, derivam-se dos gerais: analisar, de início, a obra "Pensamentos sobre a verdadeira estimação das forças vivas" (1747) e suas fontes, especialmente os "partidos" cartesiano e leibniziano, aos quais Kant refere-se no tratado, identificando sua proposta metafísica conciliatória; em seguida, analisar as obras dos anos 1750, que incidiam diretamente sobre o projeto de uma metafísica da natureza que reunisse a filosofia natural newtoniana e uma estrutura metafísica ampla dentro das ciências, especialmente a "Nova Elucidação" (1755) e a "Monadologia Física" (1756); e, por fim, analisar a obra "História Natural Universal" (1755), em que a proposta de uma metafísica da natureza kantiana encontra sua formulação mais ampla nos anos 1750, configurando-se como uma cosmologia-cosmogônica que usa de recursos da filosofia natural da época para elaborar analogias e, com elas, conjecturas sobre a formação e composição do sistema solar e do universo.
Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Como a maior parte das pesquisas em história da filosofia, foram utilizadas como materiais de análise as obras em questão (neste caso, as do período inicial da filosofia kantiana e de suas fontes), mas buscou-se trabalhar com a perspectiva de uma história dos conceitos kantianos, ou seja, uma tentativa de acessar as mutações pelas quais passaram os conceitos de método e metafísica em relação à filosofia europeia e à tradição metafísica alemã, em especial. Assim, os métodos utilizados foram tanto de cunho sistemático (leitura, comentário e escrita) como histórico (compreensão de amplos arcos pelos quais passaram as diferentes acepções de conceitos como "método", "metafísica", "lógica", "definição", "demonstração", "história natural", "substância", "argumento", "força" etc.).
Quais foram os desafios enfrentados?
Muitos dos desafios principais derivaram-se da própria natureza da pesquisa, que somente pôde ser definida como aqui exposta durante sua realização, isto é, ao analisarmos os textos de Kant no período de 1747-1756, tomamos consciência (por meio de comentários e interpretações) de que seria necessário, também, apreender os textos como fenômenos históricos ligados a uma ou outra tradição filosófica. Isso dificultou e restringiu o âmbito da pesquisa, na medida em que, de início, não tínhamos como acessar muitas das fontes históricas diretamente. Ao longo do processo, essa dificuldade foi diminuindo, conforme pudemos encontrar opções viáveis por meio da Internet, as quais ajudaram a qualificar a pesquisa, permitindo-nos acessar textos históricos que foram fontes de Kant de forma remota (como páginas de bibliotecas europeias e repositórios de digitalização de textos, por exemplo). Ao mesmo tempo, por conta das dificuldades conceituais apresentadas na interpretação dos textos, foi necessário nos apropriarmos de muitas pesquisas feitas em outras línguas, especialmente inglês, francês, alemão e italiano, que compõem uma vasta bibliografia sobre o assunto e, portanto, permitiram uma abordagem mais localizada.
Quais foram os principais resultados alcançados?
Alguns dos principais resultados foram:
1) a compreensão da dinâmica conceitual envolvida com os conceitos de método e metafísica no período inicial da obra kantiana, especialmente sua intrínseca relação enquanto conceitos que remetem um ao outro (grosso modo, para Kant, tratar de questões metafísicas significou, de início, determinar o modo de proceder filosófico como um todo, sem necessitar de uma investigação lógica e específica sobre o método);
2) a análise das obras de Kant do período também permitiu traçar um fio condutor das figuras que essa concepção inicial de método assumiu ao longo da elaboração de um projeto mais amplo de uma metafísica da natureza nos anos 1750, conformando aspectos da tradição metafísica alemã e do newtonianismo heterodoxo de Kant.
No mais, diversos pontos e detalhes de interpretação dessas obras de Kant puderam ser abordados, e muitas vezes foi necessário tomar posição diante de diferentes concepções de comentários, os quais conflitavam seja com nossa leitura, seja entre si, permitindo identificar diferentes modos de compreender esses textos.
Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
A pesquisa enquadra-se na área de pesquisas em história da filosofia, portanto, é imediatamente relevante para os estudos de história da filosofia moderna – mas, também, para qualquer pessoa interessada academicamente pela filosofia kantiana ou pela filosofia alemã dos séculos XVIII e XIX. Além disso, do ponto de vista acadêmico, a pesquisa é relevante ao articular aspectos que outras pesquisas (no Brasil e fora dele) já apresentavam, isto é, a relação entre análise sistemática de obras e conceitos e suas dimensões históricas. Nesse sentido, a pesquisa também é relevante para qualquer pessoa interessada em compreender abordagens diversas dentro das pesquisas filosóficas, pois articula a história da filosofia com interesses filosóficos (especialmente lógicos e epistemológicos) e a história das fontes e dos conceitos.
Do ponto de vista social, a pesquisa é relevante como mais uma fonte de pesquisa especializada para qualquer pessoa interessada na história da filosofia e que não esteja engajada academicamente em pesquisas de filosofia, pois, apesar de supor certa formação básica e acadêmica em filosofia, essa não é impeditiva para a compreensão e discussão das teses desenvolvidas na pesquisa. Portanto, a pesquisa pode auxiliar e ser relevante, por exemplo, tanto para um professor ou uma professora que busque aprimorar sua abordagem acerca da obra de Kant, visando apresentar as ideias desse autor a seus alunos, quanto para pessoas que tenham interesse geral pela filosofia kantiana e pela história da filosofia e ciência modernas.
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