Pesquisa investiga as bases neurobiológicas das memórias emocionais traumáticas
Luiz Henrique Santana, egresso do Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da UFABC, pesquisou, durante o mestrado, as bases neurobiológicas da formação e recuperação da memória emocional associada a traumas.
Um de seus principais objetivos era identificar janelas de consolidação e de mudança de memórias emocionais, além de conhecer os processos comportamentais que fundamentam a formação e a recuperação de memórias traumáticas. Para tanto, realizou um trabalho de investigação experimental com modelo animal (ratos brancos).
De acordo com o pesquisador, os resultados de seu trabalho podem contribuir para a inovação de terapias biomédicas e psicológicas, e oferecer recursos para a melhoria de processos de tratamento e prevenção em saúde mental.
Luiz Henrique é psicólogo, graduado pela UFPA e, além do Mestrado em Neurociência e Cognição pela UFABC, concluiu, neste ano de 2022, o Doutorado em Psicologia Experimental pela USP e uma Especialização em Neuropsicologia e Saúde Mental. Atualmente, atua como neurocientista e pesquisador numa startup brasileira.
...
Dados | Egresso
Nome completo
Luiz Henrique Santana
Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Doutorado em Psicologia Experimental | Universidade de São Paulo (2022);
∙ Mestrado em Neurociência e Cognição | Universidade Federal do ABC (2016);
∙ Especialização em Neuropsicologia e Saúde Mental | Universidade de São Paulo (2022);
∙ Graduação em Psicologia | Universidade Federal do Pará (2014).
Profissão / experiência profissional
Fui pesquisador visitante na Chinese Academy of Sciences e na University of California, Los Angeles (UCLA). Atuei como professor de neuropsicologia e neurociências em instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo, e como pesquisador educacional na Pearson Brasil. Atualmente, atuo como neurocientista (pesquisador) numa startup brasileira do setor de óleo e gás, apoiada pela Equinor & Techstars.
Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Neurociência e Cognição.
Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
A UFABC foi fundamental para a minha formação tecnológica, para me sensibilizar para a importância dos recursos digitais na formação do cientista, e para pensar no impacto da tecnologia como recurso difusor de conhecimento. De forma prática, o mestrado me ensinou habilidades e técnicas que ampliaram meus horizontes e oportunidades profissionais e científicas. Tenho carinho pessoal pela Universidade – e apoiei outros membros da minha família a conhecer e apostar nesta jovem instituição como um espaço de formação, inovação e responsabilidade social.
...
Dados | Dissertação
Título
Sleep modifications after contextual fear conditioning and extinction in rats
(‘Modificações do sono após condicionamento de medo ao contexto e extinção em ratos’, em tradução livre)
Data da defesa
12 de dezembro de 2016
Nome da orientadora
Profa. Dra. Paula Ayako Tiba
Linhas de pesquisa
Neurociência de sistemas: neurobiologia do sono e memória.
Link para a dissertação
...
Questões | Pesquisa
Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
O tema da minha pesquisa é orientado para o conhecimento das bases neurobiológicas da formação e recuperação da memória emocional associada ao trauma. Eu o escolhi por possibilitar o contato com um modelo animal de transtorno do espectro pós-traumático, que permite oferecer recursos para a melhoria de processos de terapia e prevenção em saúde mental.
Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Identificar janelas de consolidação de memória em que seria possível verificar formas de observar mudanças de memória emocional; e conhecer os processos comportamentais que dão subsídios à formação e recuperação desse tipo de memória.
Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Foi realizado um trabalho de investigação empírica (experimental) com modelo animal (ratos brancos). Utilizou-se um paradigma experimental de condicionamento de medo ao contexto (CMC) como referência para orientar a análise das alterações eletrofisiológicas do sistema nervoso, captadas por um sistema sem fios e de transmissão bluetooth de biossinais de eletrocorticograma.
Quais foram os desafios enfrentados?
Integrar medidas in vivo com modelos comportamentais traz o desafio de conciliar a qualidade do registro e a validade das medidas comportamentais.
Quais foram os principais resultados alcançados?
Foi possível descrever e caracterizar as peculiaridades do processo de reconsolidação de memórias traumáticas, em cenários que contrastaram animais que passaram por diferentes protocolos de extinção comportamental da memória de medo.
Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Minha pesquisa lança luz sobre os fundamentos da formação e recuperação da memória traumática, e oferece as bases para uma inovação data driven de terapias biomédicas e psicológicas de pessoas acometidas por experiências de medo e trauma psicológico.
Redes Sociais