Protótipo Lo-fi de repositório de objetos de aprendizagem
Aline Yuri Ieiri, egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFABC, pesquisou, durante o Mestrado, o desenvolvimento de um protótipo lo-fi de repositório de objetos de aprendizagem utilizando o método de Bruno Munari.
Objetos de Aprendizagem (OAs) são recursos educacionais que possibilitam apoiar o processo educativo, tendo como característica principal a reusabilidade. Podem ser encontrados em Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROAs), definidos como bibliotecas digitais em que são armazenados, catalogados e disponibilizados. Problemas de usabilidade nestes repositórios podem ser empecilhos que inviabilizam a possibilidade de reúso dos OAs por parte dos usuários finais. Um desses problemas é que o design de interface de usuário de alguns ROAs pode ser pouco intuitivo. Neste trabalho, Aline apresentou 3 métodos que viabilizam a detecção de problemas de usabilidade e como propor, baseando-se em alguns resultados, um protótipo Lo-fi de interface de usuário intuitiva e amigável.
Atualmente, Aline atua como analista de UX Design de sistemas de gerenciamento de aprendizagem. É graduada em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Educação e Tecnologias: Docência em EaD e Mestra em Ciências da Computação pela Universidade Federal do ABC (UFABC).
...
Dados | Egresso
Nome completo
Aline Yuri Ieiri.
Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Mestra em Ciências da Computação pela Universidade Federal do ABC (UFABC);
∙ Especialista em Educação e Tecnologias: Docência em EaD;
∙ Graduada em Design (Desenho Industrial) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Profissão / experiência profissional
Trabalho com EaD desde 2014 tendo iniciado a carreira na própria UFABC, nos cursos de capacitação continuada, o PACC UAB (Universidade Aberta do Brasil), do qual fui bolsista do programa até meados de 2016. Após essa data, dei aulas de inglês por 1 ano até começar a trabalhar como Coordenadora de EaD na UniSan, uma instituição de ensino superior privada, na qual atuei por 2 anos e meio. No período de pandemia, atuei como professora de inglês novamente, só que dessa vez na modalidade EaD. Atualmente, trabalho como analista de UX Design de LMS (Learning Management System, ou sistemas de gerenciamento de aprendizagem) em uma instituição de ensino voltado para a Pós Graduação em Metodologias e Práticas Aplicadas na Educação Bilíngue, que possui mais de 20 anos de mercado.
Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Ciência da Computação.
Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
Sem dúvidas foi essencial para a minha formação como profissional pois, além de ter aprendido sobre a minha área de formação acadêmica (Ciências da Computação com foco em informática na educação e interação humano-computador), os conhecimentos e experiência adquiridos me trazem muita bagagem que ainda utilizo na vida profissional. Sou grata demais, e ter estudado na UFABC foi uma das melhores coisas que já aconteceram na minha vida.
...
Dados | Dissertação
Título
Desenvolvimento de um protótipo lo-fi de repositório de objetos de aprendizagem com utilização do Método de Bruno Munari
Data da defesa
26 de fevereiro de 2016
Nome do(a) orientador(a)
Profª. Drª Juliana Cristina Braga
Linha de pesquisa
Interação Humano-Computador, UX, Informática na Educação
...
Questões | Pesquisa
Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
Objetos de Aprendizagem, webdesign e UX. Escolhi porque, na época, eu trabalhava com objetos de aprendizagem com minha ex- orientadora, além de serem temas com os quais estava familiarizada.
Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Objetivo geral: Desenvolvimento do protótipo Lo-fi (baixa fidelidade) da interface de usuário de um ROA “OAS PARA TODOS”, que possa apresentar boa usabilidade ao usuário e promover a reusabilidade de OAs nele inseridos.
Específicos:
∙ Realizar uma revisão sistemática em busca dos problemas de usabilidade encontrados e apontados em repositórios de objetos de aprendizagem;
∙ Realizar a avaliação heurística com participantes especialistas de IHC e testes de usabilidade envolvendo usuários docentes;
∙ Propor um conjunto de heurísticas de usabilidade para repositórios de objetos de aprendizagem;
∙ Aplicar métodos da área do Design para propor o visual estético do protótipo Lo-fi de interface de usuário do Repositórios de objetos de aprendizagem.
Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
∙ Materiais: computador, internet e livros físicos e digitais;
∙ Metodologia: Revisão sistemática de literatura, avaliação heurística e testes de usabilidade.
Quais foram os desafios enfrentados?
Principalmente o fato de que não havia, na literatura, estudos prévios que abordassem o meu tema.
Quais foram os principais resultados alcançados?
∙ Um conjunto de heurísticas de usabilidade para Repositórios de objetos de aprendizagem com a finalidade de descrever características desejáveis de interface e funcionalidades que um Repositórios de objetos de aprendizagem deve possuir;
∙ Um estudo no qual a concepção de um protótipo apresentasse métodos da área de Design agregados aos métodos de Interação humano-computador;
∙ Um protótipo de interface intuitiva e amigável, que possa contribuir com o reúso dos OAs armazenados em ROAs;
∙ Contribuição em artigo publicado no Anais do XXVI do SBIE, 2015: “Problemas de Usabilidade em Repositórios de Objetos de Aprendizagem”.
Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Até hoje, mesmo passados 6 anos da realização deste trabalho, vejo muitos outros artigos e demais estudos mencionarem meu nome e o nome deste projeto nas referências.
Redes Sociais