Página inicial > Ensino > Docentes > Caio de Castro e Freire

Caio de Castro e Freire

Área: Ensino de Biologia/Ensino e Historia da Biologia

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG (2010) -, e Licenciado em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2017). Mestre em Ensino de Ciências (Biologia) pela Universidade de São Paulo (2014). Doutor em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP / USP (2018), na linha de pesquisa: Epistemologia, Teoria, História e Ensino de Biologia. Monitor-educador (de 2011 a 2012) do programa de formação inicial de professores da Universidade de São Paulo, atuante principalmente em disciplinas de estágio para o curso de Biologia. Experiência também na educação básica, como professor de ciências do Ensino Fundamental II na rede privada (de 2016 a 2021); e na orientação educacional/formação continuada de professores da rede pública municipal do estado de SP (de 2022 a 2024). Atualmente, Professor Visitante da UFABC, atuante na Licenciatura em Ciências Biológicas. Principais objetos de estudo: alfabetização científica e ensino por investigação; linguagem, interações discursivas e argumentação no ensino de ciências/biologia; epistemologia e ensino de ecologia (concepções epistêmicas, práticas epistêmicas, processos de cognição epistêmica); formação de professores.

Caio de Castro e Freire

• Centro: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)
  • Curso(s): Licenciatura em Biologia
  • Sala: 651-3 - Bloco A - Santo André