Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Ensino > Docentes > Carla Lopes Rodriguez
Início do conteúdo da página

Carla Lopes Rodriguez

Área: Ciências Naturais, Humanidades, Matemática, Computação, Cognição, Engenharia, Modelagem ou Ciências Sociais Aplicadas

Atualmente é Professora (Adjunto A) na Universidade Federal do ABC (UFABC), onde atua como pesquisadora no Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE). Foi bolsista Atração de Jovens Talentos do CNPq - Nível B (2014-2016) no projeto «Uso da Afetividade para Apoiar a Formação de Grupos de Aprendizagem em Ambientes Colaborativos Inteligentes», do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP), onde cursou o pós-doutorado em Ciências da Computação (Laboratório de Computação Aplicada à Educação (CAEd). Investigadora convidada nos Projetos: LIDIA - Literacia Digital de Adultos (2015 - 2016) e Escol@ Digit@l (2013-2015), ambos desenvolvidos no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde cursou o pós-doutorado em "Desenvolvimento profissional e competência dos professores em TIC" (2013).

Possui Doutorado em Artes Visuais, linha de pesquisa: "Cultura audiovisual e mídias" (IA-Unicamp, 2011); Mestrado em Multimeios (IA-Unicamp, 2006) e Graduação em Análise de Sistemas (Unimep,1991). Tem experiência na área de Informática na Educação, com ênfase na promoção da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contextos de aprendizagem. Em sua trajetória profissional e acadêmica vem estudando o potencial de recursos, estratégias metodológicas e ferramentas digitais que possam dar suporte à construção colaborativa de conhecimentos em rede. Investiga, principalmente, os seguintes temas: CSCL, computação afetiva, apropriação das TIC, cultura digital na escola, formação de professores para o uso das tecnologias digitais, e-learning.

English version

Graduation at Análise de Sistemas from Universidade Metodista de Piracicaba (1991), master's at Visual Communication from Universidade Estadual de Campinas (2006) and doctorate at Artes Visuais from Universidade Estadual de Campinas (2011). Has experience in Computer Science, acting on the following subjects: apropriação tecnológica, tecnologia e educação, iintegração curricular das tic, educação informal and formação continuada e contextualizada.

Contatos

Currículo Lattes
Registrado em: Docentes
Fim do conteúdo da página