Agência de Inovação recebe apoio do CNPq para estudar a viabilidade de um centro de incubação de empresas de base tecnológica na UFABC
A mortalidade de empresas nascentes revela muito dos impasses enfrentados pelos empreendedores que se lançam nos mercados. As razões para esse quadro vão da falta de estrutura física e orçamentária à ausência de apoio técnico. Nesta perspectiva, o CNPq lançou um edital de apoio a projetos de elaboração de estudos de viabilidade técnica e econômica para a criação de incubadoras de empresas e a UFABC foi uma das instituições selecionadas.
Em geral, as incubadoras tecnológicas apoiam o desenvolvimento de empresas de base tecnológica sob o ponto de vista gerencial, jurídico, tecnológico e econômico. Elas são as responsáveis por guiar os empresários neófitos nos primeiros passos de seus empreendimentos. "Esperamos aproveitar a vocação da UFABC no desenvolvimento científico e tecnológico para apoiar a criação de empresas de base tecnológica", afirmou a professora Anapatrícia Morales Vilha, coordenadora da Agência de Inovação e pesquisadora responsável pelo projeto submetido ao CNPq. Para a professora Anapatrícia, existe uma janela de oportunidade para a implantação de um centro de incubação de empresas de base tecnológica na região do ABC e a UFABC seria um importante locus de atendimento dessa demanda sinalizada por novos empreendimentos intensivos em conhecimento.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais