Aluna da UFABC conquista medalha nos Jogos Paralímpicos Paris 2024
A atleta e aluna do Bacharelado em Ciências e Humanidades da UFABC, Verônica Hipólito, conquistou a medalha de bronze nos 100m da classe T36 (paralisados cerebrais), com o tempo de 14s24, uma das modalidades de atletismo dos Jogos Paralímpicos 2024, que ocorrem de 28 de agosto a 8 de setembro em Paris, na França.
Foto: Douglas Magno/CPB.
Verônica é considerada um dos grandes nomes do paratletismo brasileiro, além de um verdadeiro exemplo de determinação e superação. A jovem sofre uma mutação genética que favorece o surgimento de tumores benignos. Devido a isso, aos 12 anos, passou pela primeira cirurgia para retirada de um tumor no cérebro. Dois anos depois, sofreu um Acidente Vascular Cerebral.
O atletismo paraolímpico surgiu na sua vida como um meio de reabilitação. Na infância, o esporte sempre esteve presente: praticou natação, ginástica olímpica, vôlei, basquete, tênis e futebol. Foi na corrida, entretanto, que encontrou sua verdadeira vocação.
Para a atleta, essa foi uma medalha de bronze que valeu mais do que uma de ouro por conta dos desafios que enfrentou nos últimos anos “Foram mais de 200 tumores, cirurgia no intestino grosso, três cirurgias na cabeça, radioterapias, radiocirurgias, vários AVCs, mas a gente chegou aqui!”, lembrou Verônica em entrevista concedida à imprensa nacional.
O bronze de Paris se junta à uma extensa lista de medalhas já conquistadas pela atleta. Verônica é medalhista de prata e bronze nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro. Foi, também, campeã mundial nos 200m rasos e vice campeã mundial nos 100m rasos no Campeonato Mundial de Para-Atletismo Lyon 2013. Em 2015, em Toronto, conquistou três medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Pan-Americanos e no ano de 2019, em Lima, mais três medalhas de prata nos Jogos Parapan-Americanos.
Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
Redes Sociais