Aluna de mestrado chega à final em competição internacional de papers
Priscila Leal da Silva, aluna do Mestrado em Matemática, se classificou entre os dez finalistas da competição "Student Paper Competition", que reúne estudantes de todo mundo e faz parte da "AIMS Conference Series on Dynamical Systems and Differential Equations". O resultado final será divulgado durante esse congresso que acontece em julho, em Madrid, com 2600 participantes. O trabalho dela, ''Strict self-adjointness and shallow water models'', concorre com outros estudos em nível de doutorado. Priscila e um estudante da universidade americana de Princeton são os únicos finalistas oriundos de instituições das Américas.
Em seu trabalho, Priscila trata de equações que surgiram com a observação de ondas em águas rasas no final do século XIX. Segunda ela, esse conhecimento ficou esquecido durante décadas e foi retomado entre os anos de 1960 e 1970, quando surgiram diversas propriedades dessas equações, entre elas a existência de infinitas leis de conservação e soluções do tipo soliton – princípios associados, por exemplo, à quantidade física de energia que se conserva em um sistema fechado. Priscila explica que esse tema inspira vários desenvolvimentos na matemática e na física-matemática. No trabalho do congresso em Madrid, ela conta que, junto com seu orientador, Igor Leite Freire, deduziu uma família de equações que inclui tanto ideias contemporâneas sobre o assunto, como propriedades dos estudos originais de águas rasas.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Em seu trabalho, Priscila trata de equações que surgiram com a observação de ondas em águas rasas no final do século XIX. Segunda ela, esse conhecimento ficou esquecido durante décadas e foi retomado entre os anos de 1960 e 1970, quando surgiram diversas propriedades dessas equações, entre elas a existência de infinitas leis de conservação e soluções do tipo soliton princípios associados, por exemplo, à quantidade física de energia que se conserva em um sistema fechado. Priscila explica que esse tema inspira vários desenvolvimentos na matemática e na física-matemática. No trabalho do congresso em Madrid, ela conta que, junto com seu orientador, Igor Leite Freire, deduziu uma família de equações que inclui tanto ideias contemporâneas sobre o assunto, como propriedades dos estudos originais de águas rasas.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
30/5/2014
Redes Sociais