Página inicial > Notícias > Alunos da UFABC vencem corrida de robôs no Campus Party

Alunos da UFABC vencem corrida de robôs no Campus Party

Publicado: Terça, 03 de Fevereiro de 2009, 11h58
Três alunos da UFABC - Thiago Angelini, Thiago Ribeiro e André Foster - venceram a corrida de robôs montados a partir de peças da Lego no Campus Party, evento de tecnologia que combina exposições, oficinas e competições no seu quadro de atrações.

Trinta equipes participaram da competição promovida pela Lego. Na primeira etapa, que classificava os dez melhores para a final, os competidores tiveram apenas uma hora para preparar seus robôs. Depois, na segunda fase, mais quarenta minutos deveriam ser suficientes para mapear o circuito e programar os equipamentos.

"Foi uma experiência muito gratificante competir com outras faculdades. Eram 120 pessoas envolvidas na prova e vencemos todos os nossos adversários", afirmou André Foster. "Espero que essa vitória renda frutos nos estudos depois", completou.

"A vitória no Campus Party foi muito significativa. Enfrentamos grandes competidores para vencer a prova, e o conhecimento dos nossos estudantes aliado a um forte espírito de equipe foram preponderantes para nos levar a essa conquista", disse a professora da UFABC Graça Marietto, coordenadora da participação da universidade no evento. "Além dessa vitória, concorremos em pé de igualdade em várias outras disputas, o que mostra o nosso grau de excelência", afirmou ela.

Robô de sucata

A UFABC também triunfou em outras competições no Campus Party. O aluno Guilherme Marques venceu a prova de montagem de robôs com sucata. Ele, cuja equipe preparou o equipamento para a competição com material doméstico como drivers de CD, afirmou que a vitória agrega valor à sua experiência profissional. "Essa vitória influenciará no meu desenvolvimento em robótica e me deu noções de trabalho em grupo, pois minha equipe tinha alunos de outras faculdades", contou. Marques também disse acreditar que o êxito na construção do robô dará visibilidade ao trabalho da universidade. "Ajudando a incrementar o meu currículo, também ajudo a UFABC a ser reconhecida", disse.

"A vitória de Guilherme atesta sem dúvida a qualidade do modelo pedagógico preconizado pela UFABC. É o desempenho e a dedicação de jovens como ele que nos dá a certeza de que estamos no rumo certo", afirmou Francisco Zampirolli, professor da UFABC e orientador de iniciação científica de Marques, que recebe Bolsa PDPD (Pesquisando Desde o Primeiro Dia).

5/2/2009