Página inicial > Notícias > Associação Esportiva discente, apoiada pela UFABC, tem projeto aprovado por Lei Nacional de Incentivo ao Esporte

Publicado: Terça, 30 de Julho de 2024, 16h24

A AXIS, Associação Atlética Acadêmica XI de Setembro, formada por estudantes da Universidade Federal do ABC, acaba de ser contemplada com a possibilidade de captação de recursos advindos da Lei de Incentivo ao Esporte, n. 11.438/06. A Lei aplica recursos em projetos desportivos e paradesportivos em todo território nacional.

Fundada em 2009, a AXIS desenvolve uma série de ações no campo do esporte. Atualmente a entidade é composta por mais de 500 atletas de 28 cursos, que representam a UFABC em várias competições do esporte universitário nas modalidades esportivas de: Basquetebol Feminino e Masculino, Cheerleading Dance, All Girl e Coed, Futsal Feminino e Masculino, Flag Football Feminino e Masculino, Handebol Feminino e Masculino, Judô Feminino e Masculino, Rugby Feminino e Masculino, Voleibol Feminino e Masculino, Tênis de Mesa Feminino e Masculino, Xadrez Absoluto, Futebol de Campo.

A Lei de Incentivo ao Esporte, da qual a AXIS foi contemplada, é uma Lei federal que autoriza a captação de recursos provenientes de renúncia fiscal, para aplica-los no desenvolvimento de projetos esportivos nacionais. Para concorrer aos recursos, a Entidade Esportiva da UFABC precisou submeter um projeto para aprovação da equipe técnica que avalia as propostas e autoriza as entidades que tiveram suas propostas aprovadas a realizar a captação de recursos necessária.

Na UFABC, os recursos captados pela Entidade serão destinados para a aquisição de materiais com o objetivo de incentivar ainda mais a prática esportiva na Universidade. A Seção de Esporte e Lazer da UFABC, vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (PROAP), apoiou a iniciativa dos estudantes durante o processo e realizou a interlocução com os diretores da AXIS no sentido de subsidiar com informações e dados necessários para a elaboração do projeto.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC