Página inicial > Notícias > Atenção: entre os dias 27 e 30 de outubro haverá alterações nas formas de acesso ao campus de SBC

Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2022, 17h19

Em decorrência de evento organizado pela prefeitura municipal de SBC, UFABC define estratégias para assegurar a circulação da comunidade universitária no campus e reduzir os impactos de acesso à Universidade.

Nas últimas semanas, a UFABC foi comunicada, pela Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo, que, entre os dias 27 e 30 de outubro, o município realizará evento de grande porte (1º Brazilian Fest Show) nos arredores do Campus SBC da UFABC (shows acontecerão no terreno anexo ao Ginásio Adib Moysés Dib).

Por se tratar de um evento gratuito, com diversas atrações musicais, a expectativa é que, no período, haja um grande fluxo de pessoas no entorno da Universidade. Além disso, a prefeitura também solicitou à UFABC o uso de parte do viário interno do Campus, entre as duas portarias, para a passagem de veículos dos artistas e equipes.

No sentido de assegurar a circulação da comunidade universitária ao campus, principalmente no dia 27 de outubro, único dia letivo do referido período*, e de reduzir os impactos e transtornos a servidores(as), trabalhadores(as) terceirizados(as) e estudantes, a UFABC apresentou algumas demandas à Secretaria e providenciou alterações na rotina de acesso ao campus, no referido período.

Fique atento às principais mudanças de acesso ao campus de SBC que serão implantadas desde o dia letivo, 27/10 (a partir das 6h), até 30/10 às 23h59:

• Portarias principal (Alameda na Universidade) e secundária (Rua Arcturus) liberadas para acesso de veículos e pedestres
  • Apresentação de documentos comprobatórios de vínculo com a UFABC podem ser solicitados em locais com acesso interditado para público geral.
  • O Viário interno do Campus estará em mão única para comunidade
  • Fretados funcionarão normalmente no dia 27 de outubro (único dia letivo do período)

Veja, mais detalhadamente, as mudanças pactuadas entre UFABC e Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo:

• Acesso ao campus se dará tanto pela Portaria Principal (Alameda da Universidade) quanto pela Portaria Secundária (Rua Arcturus), ambas estarão liberadas para pedestres e veículos (Devido à interdição total da Rua do Túnel e parcial da Av. São Paulo e da Alameda da Universidade)
  • Antes da Rua Arcturus e da Alameda da Universidade, os organizadores do evento, deverão manter profissionais, barreiras físicas e isolamento de modo a garantir que apenas a comunidade acadêmica tenha acesso ao Campus SBC. Será necessária apresentação de comprovante para passar pela barreira, conforme tipos de crachá ou documentos equivalentes (comprovante de matrícula, histórico escolar, declaração, atestado, etc.) impresso ou na tela do celular, de modo a garantir que somente comunidade UFABC entre no Campus SBC;
  • O Viário interno do Campus estará em mão única para comunidade
  • A Secretaria de Cultura e Juventude se comprometeu a garantir a liberação de uma via de acesso iniciando pela Av. São Paulo e seguindo pela Alameda da Universidade até a Portaria Principal, bem como da Rua Vinte e Três de Maio e da Rua Arcturus até a Portaria Secundária;
  • Secretaria de Cultura e Juventude colocará barreira na última via do viário interno do Campus SBC entre portarias: Em atendimento à solicitação da Secretaria de Cultura e Juventude, a última via entre portarias estará separada da circulação da comunidade por barreira física providenciada pela Secretaria, conforme mapa indicativo abaixo, de forma a garantir a segura circulação de veículos de nossa comunidade em mão única circular para que todos possam entrar e sair do campus pelas duas portarias (Anexo 1), e ainda, inibir a entrada de veículos e pedestres do público espectador do evento;

anexo 1 mapa indicativo evento entorno campus sbc 27 10 a 30 10

• Além dos pedestres e veículos da comunidade acadêmica, a via liberada da Av. São Paulo e da Alameda da Universidade será a via de acesso ao Campus SBC dos ônibus fretados e eventuais veículos de emergência, tais como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal, etc. Os fretados deverão funcionar normalmente no dia 27/10, mas devemos ter em mente a possibilidade de atrasos devido ao trânsito causado no entorno.

Qualquer dúvida da comunidade universitária pode ser encaminhada para e-mail da Prefeitura Universitária.

*28 de outubro (sexta-feira) será feriado do “Dia do servidor público”

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC)

Imagem: Adaptação sobre captura de tela - Google Maps.