Atividades no Bloco Sigma começam com aula magna de ex-reitor pró-tempore
Sob o tema "Educação para exercer a cidadania", Fazzio falou por aproximadamente uma hora sobre a necessidade de formação de profissionais com capacidades interdisciplinares. "Mesmo no século 20, que foi o século da especialização, já se desconfiava que o conhecimento interdisciplinar fosse a chave para a solução de diversos problemas", afirmou.
O ex-reitor recorreu à sua área de atuação – a nanotecnologia – para demonstrar as razões pelas quais profissionais que detém conhecimentos de diferentes áreas serão responsáveis por atender às demandas do mundo contemporâneo.
A opinião de Fazzio recebeu o reforço do atual mandatário da UFABC. Para Waldman, a educação multidisciplinar é o modo mais natural de aprendizado. "Todos nós nascemos interdisciplinares e, apenas à medida que avançamos no currículo escolar, nos deparamos com o conhecimento dividido em subproblemas", disse. "Com o tempo, nos acostumamos e passamos a achar aquilo natural, mas não é", concluiu.
Antes de Fazzio e Waldman, Marinho classificou a chegada da UFABC a São Bernardo como uma conquista da região. "Foi uma luta de mais de três décadas. Continuamos esta batalha porque entendemos que o ABC é uma potência industrial que carece da produção de conhecimento nesta área", afirmou.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
26/5/2010
Redes Sociais