Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Notícias > Blogs políticos democratizam cobertura das eleições, diz professor
Início do conteúdo da página

Blogs políticos democratizam cobertura das eleições, diz professor

Publicado: Segunda, 18 de Agosto de 2008, 16h03

Os blogs de política possibilitam o surgimento de novas fontes de informação sobre o processo político e democratizam o debate entre diferentes correntes de pensamento. Essa é a opinião do professor Cláudio Penteado sobre a influência dos sites pessoais na discussão dos temas nacionais durante o período eleitoral. Penteado baseia sua avaliação em estudo de sua autoria a respeito da atuação dos blogs durante a eleição presidencial de 2006.

Segundo ele, o pleito em que o presidente Lula se reelegeu ao derrotar o tucano Geraldo Alckmin no segundo turno foi a primeira mostra do poder de atuação da nova mídia. A polarização entre petistas e simpatizantes do PSDB, radicalizada pelos escândalos do "mensalão" e do dossiê de Cuiabá, encontrou amplo espaço na internet.

"O que pude perceber pela pesquisa é que a rede ofereceu espaço para o debate de posições políticas contrárias, na maioria das vezes pouco qualificado, inclusive com ofensas pessoais", explicou Penteado.

A vitória de Lula, mesmo com a franca oposição de setores da classe média e a postura crítica dos principais meios de comunicação, apontou o surgimento de um novo pólo de formação de opinião, segundo estudiosos do tema.

Para muitos analistas, a reeleição, amparada por eleitores dos rincões do Nordeste e das periferias dos grandes centros, representou o fim da teoria da "pedra no lago" - que pressupõe a formação de consensos entre os formadores de opinião que são difundidos até atingir os menos informados.

Embora não concorde com essa análise, Penteado sugere um esgotamento da influência dos veículos de comunicação tradicionais. "É importante ressaltar os limites do poder da mídia. A conjuntura eleitoral e política brasileira era, e ainda é, totalmente favorável ao governo do petista, e por mais que alguns meios procurem desgastar sua administração, sua imagem está consolidada em grande parte do eleitorado brasileiro", afirmou.

Durante a última campanha eleitoral, o professor da UFABC estudou os textos e comentários publicados nos blogs dos jornalistas Josias de Souza, Ricardo Noblat e Luis Nassif. Foram analisados 30 posts e quase 200 comentários em cada um dos sites.


A atuação política dos blogs é evidenciada pela prioridade dada às eleições durante o período monitorado pela equipe do professor Penteado na UFABC. Nassif tratou do assunto em 76,6% dos textos; Josias de Souza ocupou 86,7% de seu espaço com a disputa eleitoral, enquanto Noblat raramente tratou de outro tema - 96,7% dos posts versaram sobre a campanha.

Penteado elabora uma nova pesquisa nos mesmos moldes da anterior a respeito da cobertura da eleição municipal deste ano. Ele prepara ainda trabalhos cujos temas serão o conteúdo publicado nos blogs sobre os conflitos socioambientais e os biocombustíveis.

Assessoria de Comunicação e Imprensa
UFABC

10/07/2008

 

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página