Busca por recursos orçamentários marca agenda de gestores da UFABC em Brasília
Compromissos trataram sobre recomposição do orçamento, busca de recursos para a instituição, valorização das universidades públicas e defesa da democracia.
Na última semana, entre os dias 23 e 26 de abril, o reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Dácio Matheus, acompanhado do Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Daniel Pansarelli, esteve em Brasília para uma série de compromissos. Durante esses dias na capital do país, eles participaram de reuniões com parlamentares e representaram a instituição em eventos ministeriais.
De acordo com os gestores, a prioridade desta agenda em Brasília foi reforçar a necessidade de se manter compromisso contínuo com a qualidade da educação superior brasileira e tratar sobre a urgente demanda por recomposição orçamentária das instituições. Na ocasião da viagem, dirigentes das quatro instituições federais de ensino superior (IFES) de São Paulo (UFABC, UFSCAR, UNIFESP e IFSP) reuniram-se, conjuntamente, com parlamentares paulistas (deputados e senadores) explicitando a crítica situação das instituições e reforçando pedido para que um percentual do montante de emendas da bancada paulista seja diretamente destinado a essas IFES, tal como ocorria até 2023.
Na foto, da esquerda para direita: Ana Beatriz de Oliveira (Reitora UFSCAR), Daniel Pansarelli (Pró-reitor UFABC), Raiane Assumpção (Reitora UNIFESP), Silmário dos Santos (Reitor IFSP), Alencar Santana (Dep. Federal e vice-líder do governo na Câmara), Newton Lima (Diretor de Relações Institucionais - IFSP) e Dácio Matheus (Reitor UFABC).
Além das reuniões conjuntas, por meio de encontros diretos com autoridades legislativas, o reitor e o pró-reitor também buscaram recursos orçamentários específicos para projetos de infraestrutura, pesquisa e extensão na UFABC. A elaboração dos projetos apresentados contou com apoio das demais pró-reitorias, direções de centro e também dos núcleos estratégicos de pesquisa.
Durante o período em Brasília, destaca-se também a participação dos dirigentes da UFABC na cerimônia de posse de 25 reitores e reitoras de universidades e institutos federais, que teve como destaque a defesa da democracia no Brasil e nas IFES. A solenidade, presidida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, reuniu autoridades, como o secretário da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Alexandre Brasil, que reafirmou o compromisso com a autonomia universitária e a legitimidade das eleições nas instituições de ensino.
Fotos: FLICKR/MEC.
Nestes dias, Daniel Pansarelli também esteve no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para discutir a liberação de um Termo de Execução Descentralizada (TED) destinado à preservação do patrimônio histórico e cultural, bem como à geração de emprego e renda em Paranapiacaba, no valor de 3,5 milhões de reais.
Além dos compromissos indicados, o reitor Dácio Matheus, também como representante da ANDIFES, participou de uma reunião promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), onde foram debatidos elementos para a construção de uma política pública sobre Inteligência Artificial e seu uso no acompanhamento das políticas públicas setoriais no Brasil. Esta agenda é um dos desdobramentos da Conferência Temática sobre Inteligência Artificial, organizada pela UFABC, em março deste ano.
A agenda dos gestores da UFABC em Brasília incluiu reuniões com os seguintes parlamentares e/ou suas respectivas equipes:
Senadora e Senadores federais
- Mara Gabrilli (PSD)
- Giordano (MDB)
- Marcos Pontes (PL)
Deputadas e deputados federais
- Alencar Santana (PT)
- Alfredinho (PT)
- Arlindo Chinaglia (PT)
- Carlos Zarattini (PT)
- Erika Hilton (PSOL)
- Fernando Marangoni (UNIÃO BRASIL)
- Ivan Valente (PSOL)
- Kiko Celeguim (PT)
- Luiza Erundina (PSOL)
- Sâmia Bomfim (PSOL)
Assessoria de Comunicação e Imprensa - Universidade Federal do ABC
Redes Sociais