Câmara de Santo André aprova kit de livros antirracistas indicados pelo Projeto Africanidades da UFABC para a área da Educação
Em sessão da Câmara dos Vereadores de Santo André, realizada em 26 de março, foi homologada a indicação de um kit de 13 livros sobre cultura negra e indígena para distribuição nas 120 bibliotecas das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa visa combater o racismo estrutural presente na sociedade e fortalecer a educação antirracista desde as tenras idades. A proposição partiu do Vereador Ricardo Alvarez (PSOL).
O kit, composto por obras infanto-juvenis, metodologias e práticas de ensino, foi elaborado pelo projeto de extensão "Africanidades" da Universidade Federal do ABC (UFABC), coordenado pela Profª Drª Ana Maria Dietrich, e contém livros produzidos no âmbito do projeto, além de publicações produzidas por outros autores e instituições. A seleção dos livros levou em consideração a qualidade literária, a representatividade da identidade, cultura e ancestralidade afro-brasileira e indígena, e o alinhamento com as leis federais 10.639/03 e 11.645/08, que determinam a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana e indígena nas escolas.
As docentes do curso de Extensão Africanidades/ UFABC Júlia Oliveira (esquerda) e Alexandra Alves (direita) . No centro o Mestre Griô Ivamar Santos, oriundo do Amapá no norte do Brasil. Atividade com livro Narrativas Negras. Ed. UFABC, 2020.
O projeto Africanidades já está em sua 6ª edição e tem como público-alvo os professores do município de Santo André. Além do curso de extensão, diversas outras ações são realizadas, incluindo transmissões ao vivo, manifestações públicas e publicações em revistas científicas.
“A demanda para atualização do acervo das bibliotecas escolares com obras antirracistas surgiu a partir de um diagnóstico realizado durante o Congresso de Educação de Santo André em 2024. O estudo identificou que muitos professores ainda utilizam obras que perpetuam estereótipos e visões distorcidas sobre as culturas afro-brasileira e indígena.” afirmou a coordenadora do projeto, a Profª Drª Ana Maria Dietrich.
A ampliação do acesso a materiais didáticos atualizados e de qualidade sobre a temática antirracista e o incentivo a leitura e o debate em sala de aula, estão entre os principais objetivos da recomendação.
A distribuição dos livros será acompanhada de formação para os profissionais da educação, ministrada pelo projeto Africanidades. A formação abordará metodologias e práticas de ensino para o uso dos livros em sala de aula, com o objetivo de garantir que os materiais sejam utilizados de forma eficaz para o combate ao racismo e reforçar a valorização das culturas dos povos originários e afrodescendentes.
A Câmara Municipal de Santo André agora encaminhará a indicação para a Prefeitura, que deverá avaliar a viabilidade da compra dos livros. A expectativa é que os kits sejam distribuídos às escolas ainda neste ano.
Lista de livros do kit:
- Direitos Humanos no chão da escola - Ana Maria Dietrich, Cristina Hashizume
- Fotografia e Literatura infantil - Izabel Liviski, Paulo Henrique Camargo Batista, Simone Pedersen e Wanda Camargo
- Música & Literatura Negra-brasileira - Ana Lúcia Gasparoto, Kiusam de Oliveira, Lielson Zeni e Marcia Carneiro
- Narrativas Negras - Ana Maria Dietrich e Simone Pedersen (Org.)
- Batuclagem e a magia das histórias - Ana Maria Dietrich e Simone Pedersen (Org.)
- Batuclagem Diversas: A lenda da Iara e outros contos - Ana Maria Dietrich e Simone Pedersen (Org.)
- Essa tal diferença - Alcidéa Miguel
- O diário dos meus crespos versáteis - Alcidéa Miguel
- Omo-oba: Histórias de princesas e príncipes - Kiusam de Oliveira
- O projeto étnico-racial no lúdico da CEI - Clarice Mendes dos Santos de Almeida
- O choro da Mãe Terra - Olivio Jekupe
- A história de Piragui - Maria Kerexu
- Reconstruindo História - Jaqueline Haywã
Para mais informações sobre o projeto Africanidades, acesse a página do projeto no Facebook.
Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
Redes Sociais