Circular 148EX1 completa dois meses de operação no campus São Bernardo
O ônibus circular 148EX1 da EMTU, que atende estudantes e comunidade do entorno do campus São Bernardo do Campo da UFABC, completou dois meses de operação. Neste momento, uma avaliação inicial do serviço permite constatar a sua efetividade.
A linha faz 30 viagens e tem média diária de 23 passageiros, segundo dados de outubro e novembro informados pela empresa. O atendimento, que percorre o itinerário UFABC – Avenida Kennedy e permite a integração com linhas que levam a São Caetano do Sul e a São Paulo, é considerado importante para os seus usuários que, na média, somam menos de um passageiro por viagem.
Segurança, comodidade e alívio em seu percurso até a Universidade foram os aspectos apontados por estudantes que utilizavam o serviço na manhã do dia seis de novembro, quando a linha completava pouco mais de um mês. Gabriel, aluno do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, e Victor, do Bacharelado em Neurociência, vêm da região de Interlagos, localizada no extremo da zona sul da cidade de São Paulo. O serviço trouxe um pouco de alívio para o grande trajeto percorrido por esses estudantes até a Universidade.
“É uma linha bem-vinda. Ajuda a não ter de subir a pé os dez minutos finais do percurso. É meu quarto ônibus, mas são dez minutos a menos andando. Não me canso mais do que já venho cansado”, declara Gustavo. Ele afirma sair perto das 5 horas da manhã de Interlagos para conseguir acompanhar as aulas a partir das 8 horas no campus São Bernardo do Campo.
Victor, por sua vez, aponta a comodidade que essa linha trouxe para sua chegada e saída da Universidade. “Ela é muito importante para mim, eu a utilizo para descer, muitas vezes, não só para subir [a Alameda da Universidade]. Significou uma mudança considerável, porque às vezes está chovendo forte e eu tinha que descer só com guarda-chuva... Essa linha já me ajudou bastante”.
Victor após desembarque do atendimento 148EX1 às 7h37
As sugestões de melhoria do serviço apontadas por ambos se relacionam à tarifação, ao uso do Cartão Bom e ao percurso do circular. “Não sei se a gratuidade é possível, mas, se o valor fosse menor e proporcional ao trajeto, muitos amigos, que em geral sobem e descem a Alameda, poderiam utilizar a linha”, pondera Victor. A tarifa para os que embarcam na Avenida Kennedy ou no campus é de R$ 4,55. A integração na linha 154 TRO São Paulo (Terminal Sacomã) é de R$1,90 e é gratuita na linha 148 TRO (São Caetano - Terminal Rodoviário Nicolau Delic).
Ainda sobre a cobrança da passagem e as possibilidades de integração, Victor acrescenta: “Outra sugestão é facilitar para as pessoas que não têm o Cartão Bom. A ideia seria baixar a tarifa e aceitar dinheiro... A integração também não é a ideal para quem vem de São Paulo: não há conexão na linha 153 que sai do Terminal Sacomã. Apenas é possível utilizar a 154, que faz percurso maior, passando por bairros de São Bernardo do Campo antes de chegar à UFABC. No meu caso, se a linha partisse do paço, eu poderia ir direto para o campus”. Como utilizam o trólebus até o ABC, esses estudantes de Interlagos embarcam na linha da EMTU 050 Paço Municipal (São Bernardo) – Saúde (São Paulo) e descem na Avenida Vergueiro. Caminham até o ponto do Ginásio Poliesportivo, na Avenida Kennedy, para, finalmente, efetuarem o embarque no circular.
Na ocasião, também foi possível conversar com Fernanda, estudante dos Bacharelados em Ciências e Humanidades e Planejamento Territorial. Ela vem de São Caetano do Sul, desce no Poliesportivo e aguarda o circular que segue para a UFABC. Sobre o que significou a implantação da linha para seu trajeto, declara: “Além de segurança, porque aqui eu tenho aula de manhã e à noite, o circular trouxe comodidade para os dias de chuva, quando é bem difícil acessar o campus a pé. Foi uma grande melhoria ter essa linha”.
Fernanda após desembarque do circular às 7h50
Às 8 horas, nossa equipe embarcou no atendimento e, em todo o percurso – que não dura mais de 7 minutos, não houve passageiros. Lucas, motorista que atua desde o início da implantação do serviço, apresentou sua impressão sobre o número de usuários que utilizam o circular no período matutino: “O fluxo de passageiros que a gente tem é pequeno. Entre 9 horas e 9h30 reduz muito; não embarca quase ninguém. Entre 7 e 8 horas da manhã, embarcam de quatro a cinco passageiros na Avenida Kennedy. Entre 10h30 e 11 horas, o embarque no campus São Bernardo aumenta, mas não passa de 11 o número total de usuários no período da manhã”. O serviço, que se inicia às 7 horas, é interrompido às 12h55. Retorna às 17h55 e segue até à meia noite. A média diária se completa, portanto, no período noturno, quando utilizam o transporte cerca de 12 usuários.
Lucas, motorista do período matutino na linha 148EX1
Desembarque do circular 148EX1 às 8h07: ônibus vazio
As entrevistas realizadas e os dados da EMTU sobre a linha 148EX1 representam importante avaliação do serviço após dois meses de sua implantação. As sugestões dos passageiros e a avaliação do motorista devem fomentar ações possíveis para a melhoria do atendimento que garante aos estudantes segurança, maior comodidade e alívio em seu percurso muitas vezes longo e cansativo até a Universidade.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais