Congresso UFABC começa com preocupação sobre futuro das universidades
O reitor, Dácio Matheus, e o vice, Wagner Carvalho, abriram o 2º Congresso UFABC na tarde da última segunda-feira (17) em cerimônia virtual que contou com a participação de representantes da comunidade acadêmica e externa. Estiveram presentes como convidados Edgard Brandão (Consórcio Intermunicipal Grande ABC), Leonardo Lira (Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do ABC), Salomão Ximenes (Associação dos Docentes da Universidade Federal do ABC) e os representantes estudantis, Rayssa Saidel (alunos de pós-graduação), Laura Passarella (Diretório Central dos Estudantes UFABC) e Clóvis Girardi (Diretório Acadêmico de São Bernardo do Campo - UFABC).
Os oradores destacaram a importância da realização do Congresso, especialmente em meio ao estado de pandemia. O tom das declarações mostrou que essa circunstância impõe a discussão de diversos dilemas relacionados com qualidade e importância da prestação dos serviços de ensino, pesquisa e extensão.
Uma das questões mais enfatizadas foi a percepção de vivência de momentos antagônicos. Se por um lado se mostra evidente a relevância da atividade científica para superação da crise sanitária. De outro, ocorre a disseminação de ideias negacionistas em meio a notícias sobre a ampliação de cortes nos investimentos em Educação e Pesquisa.
Íntegra da abertura do 2º Congresso:
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais