Página inicial > Notícias > Consulta à comunidade - Comunicado da Reitoria

Consulta à comunidade - Comunicado da Reitoria

Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2009, 18h17
Meus caros Alunos e Funcionários Docentes e Técnicos Administrativos,
A consulta à comunidade que ocorrerá nesta próxima 5ª feira, dia 10, compõe a parte final de uma etapa que teve início em maio deste ano, quando a reitoria encaminhou ao Conselho Universitário a minuta preliminar de regimento eleitoral referente à escolha de diretores de Centro. O Conselho Universitário discutiu e aprovou esse regimento e também o regimento eleitoral referente à escolha do reitor.

A consulta e as reuniões dos colégios eleitorais para a formação das listas tríplices dos candidatos a diretor e vice-diretor de cada Centro ocorreram em clima de absoluta cordialidade e harmonia. Os colégios eleitorais encaminharam ao reitor listas tríplices que referendaram os resultados da consulta popular e em 30 de novembro tomaram posse os primeiros colocados das respectivas listas.

Estamos agora às vésperas da consulta à comunidade para a escolha dos futuros reitor e vice-reitor da UFABC. É um momento auspicioso para a Universidade que se prepara para encerrar definitivamente a fase de administração pro tempore que viveu até aqui.

Nas últimas semanas os candidatos a reitor e vice-reitor expuseram as suas idéias por meio de blogs e as debateram publicamente em reuniões organizadas pela comissão eleitoral ou por entidades específicas. Todos os debates foram de alto nível e, novamente, a harmonia, a cordialidade e o respeito entre os candidatos foram a tônica observada sistematicamente em todos os casos.

Tudo isso aconteceu sem prejuízo do bom andamento da Universidade como um todo. Os conselhos continuaram se reunindo e tomando decisões nevrálgicas e fundamentais para a implantação da UFABC, processo que continuará em curso ao longo dos próximos anos. As licitações continuaram em andamento, inclusive as maiores delas, de dezenas de milhões de reais, envolvendo a construção do futuro campus da universidade em São Bernardo do Campo, bem como a renegociação e repactuação de calendário para a conclusão da obra do campus de Santo André.

Nada poderia deixar-me mais satisfeito do que esse quadro.

Gostaria de cumprimentar a todos os envolvidos: candidatos, membros da comissão eleitoral, alunos, funcionários docentes e técnicos administrativos pela exuberante manifestação de civismo e elegância que deram até aqui.

Estou seguro em poder contar que esse clima será mantido entre hoje e a consulta à comunidade e também na reunião do colégio eleitoral prevista para o próximo dia 15. E nem sequer posso dizer-me surpreso, tal o apreço e respeito que aprendi a desenvolver pela comunidade desta jovem universidade que já absorveu e pratica os melhores valores acadêmicos.

A tal ponto que não hesito em antecipar os resultados destas eleições: a grande vencedora será a Universidade Federal do ABC.

Santo André, 09 de dezembro de 2009.

Adalberto Fazzio

Reitor pro tempore