Página inicial > Notícias > Consulta à comunidade representa uma nova etapa de consolidação da UFABC

Consulta à comunidade representa uma nova etapa de consolidação da UFABC

Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2009, 18h42
Esta quinta-feira, 10 de dezembro, marca um dos principais momentos da história da UFABC. Pela primeira vez, a comunidade universitária participará do processo de escolha de reitor e de vice-reitor.
Desde 2005, ano de criação da Universidade, o titular do posto máximo da instituição é nomeado a partir de uma indicação pessoal do ministro da Educação em caráter pro-tempore.

Com a consulta desta quinta-feira, professores, técnicos administrativos e alunos inauguram o sistema de indicação de nomes para reitor. O Colégio Eleitoral usará o resultado da votação como referência na elaboração da lista tríplice a ser submetida ao ministro para a escolha definitiva. Por sua vez, o futuro reitor nomeará o seu vice com base em outra lista tríplice do Colégio Eleitoral, que também terá o evento do dia 10 como base.

Têm direito a voto 297 professores, 284 técnicos administrativos e 3.317 alunos. Agora, todos esses cidadãos contam com a oportunidade de se manifestar sobre quem deve ser o responsável pelo desafio de comandar a UFABC pelos próximos quatro anos.

A tarefa não é trivial. Além dos justos interesses relacionados com a vida de cada personagem da comunidade acadêmica, há em jogo as perspectivas de desempenho de uma instituição que é fruto de investimentos públicos e depositária de uma proposta inovadora de Ensino Superior.

Como seria natural, a Universidade segue seu processo de consolidação e amadurecimento. O mesmo amadurecimento que se espera de seus servidores e alunos ao participarem da consulta à comunidade, tornando-se protagonistas de um evento fundamental para o futuro da UFABC.

A Comissão Eleitoral recomenda a cada integrante da comunidade universitária que confira seu nome e seção de voto na página de informações sobre a Consulta à Comunidade.

7/12/2009