Curso de formação para coordenações de graduação ganha nova edição com acréscimo de horas
Divididas em quatro encontros, aulas começaram no dia 27 de fevereiro e vão até 17 de abril
Organizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) em parceria com os centros, a 2ª Edição do Curso de Formação para Coordenações de Curso de Graduação começou no último dia 27 de fevereiro. As aulas se estendem até o dia 17 de abril. A programação prevê quatro encontros.
O curso abriu 60 vagas, sem restrição de perfil, mas com preferência para coordenadores e coordenadoras de curso. O conteúdo permanece o mesmo, com mais horas de aula. “As aulas abordam temas relacionados à atuação e desempenho das coordenações de curso, de forma a contribuir para as boas práticas das coordenações, por meio da explicação de processos e fluxos, dos normativos vigentes e da compreensão das particularidades do projeto pedagógico institucional da UFABC”, explicou a pró-reitora de Graduação, Fernanda Cardoso.
Ao todo, três eixos temáticos ocuparão os quatro dias de aula. O primeiro aborda a relação entre a UFABC e o sistema de educação superior; no segundo e terceiro encontros, as aulas versam a respeito dos procedimentos acadêmicos durante toda a trajetória dos estudantes (das matrículas à colação de grau). O último dia encerra com conteúdo acerca do projeto pedagógico de curso e planejamento de oferta didática.
“O curso proporciona incremento de conhecimento sobre os fluxos que envolvem as atividades acadêmicas, permitindo melhor atendimento às demandas do alunado”, disse Cardoso. “De forma mais geral, contribui para a implantação de uma cultura necessária de formação continuada”, completou.
Formadora
A pró-reitora adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi), Maria Isabel Delcolli, esteve à frente de uma das aulas sobre o ensino superior brasileiro no primeiro dia do evento. Ela utilizou seu tempo para explicar as relações entre as instituições e enfatizou as avaliações às quais os cursos de graduação são submetidos.
“Acredito que os cursistas serão capazes de reconhecer o sistema e que suas ações locais interferem na qualidade dos profissionais que são formados no país que atuam nas mais variadas áreas. Também se espera que eles compreendam que a organização da graduação na instituição traz facilitadores para a atuação em demandas externas”, disse Delcolli.
A pró-reitora adjunta conta que participou de outros cursos de formação na UFABC na condição de cursista. “Essas capacitações promovidas pela própria universidade com o aproveitamento de conhecimento e habilidades que os servidores possuem são importantes, pois disseminam conhecimento, criam uma cultura de desenvolvimento em serviço e valorizam os saberes que os funcionários têm. É uma forma de reconhecimento e uma oportunidade de criar novas relações de trabalho e integração entre os servidores”, afirmou.
Redes Sociais