Página inicial > Notícias > Dra. Margareth Dalcolmo recebe os ingressantes 2022 em Aula Magna

Dra. Margareth Dalcolmo recebe os ingressantes 2022 em Aula Magna

Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2022, 14h35

dra margareth dalcolmo recebe os ingressantes 2022 em aula magna foto 04

No último dia 21 de setembro, a professora Margareth Pretti Dalcomo recepcionou os alunos ingressantes da UFABC em uma emocionante Aula Magna ministrada no auditório do Campus de São Bernardo do Campo. A atividade, dedicada a toda a comunidade acadêmica, marcou não só o ingresso dos novos estudantes, mas também o início do primeiro quadrimestre integralmente presencial pós-pandemia.

O Reitor Dácio Matheus falou, com emoção, sobre a primeira atividade após dois anos e meio de pandemia “Vocês não tem ideia da alegria que é estar nesse momento na primeira atividade presencial, nesse auditório, depois de dois anos e meio. É um momento de encontros, reencontros e é um momento mais do que especial, onde nós recebemos uma nova turma de ingressantes nos nossos bacharelados interdisciplinares e nas nossas licenciaturas interdisciplinares”. Em seguida a Pró-Reitora de Graduação Fernanda Cardoso subiu ao palco para também dar as boas-vindas à convidada e aos ingressantes da UFABC.

dra margareth dalcolmo recebe os ingressantes 2022 em aula magna foto reitor dacio matheusdra margareth dalcolmo recebe os ingressantes 2022 em aula magna foto profa fernanda cardoso

Igualmente emocionada, e com a voz embargada, a professora, pesquisadora da Fiocruz e pneumologista Dra. Margareth Dalcomo lembrou que “Estar presencialmente é tão importante nesse momento, que eu realmente não tenho problema nenhum de me emocionar. Há tanto tempo a gente não dava um abraço em aluno. A gente começou na Fiocruz, já há algum tempo, algumas atividades presenciais, mas realmente... ingressantes novos, rostos novos, cheios de esperança é algo tão extraordinário que nos toca no mais profundo de nós mesmos.”.

Em seguida a Dra. Dalcomo palestrou por uma hora sobre os desafios futuros da ciência, colocando como proposta de reflexão inicial um olhar para o futuro, porém com vistas ao passado. Fez um paralelo da história das epidemias com a história do homem, mostrando como olhar o tempo sobrevindo pode nos ensinar sobre os movimentos socialmente modificadores pelos quais a humanidade vem passando. Por fim, deixou uma dica aos ingressantes sobre a importância do olhar multidisciplinar para o enfrentamento de problemas que a sociedade deverá enfrentar.

dra margareth dalcolmo recebe os ingressantes 2022 em aula magna foto 02dra margareth dalcolmo recebe os ingressantes 2022 em aula magna foto 03

Doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dalcolmo é pesquisadora sênior da Fiocruz e foi eleita presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para o período de 2022 a 2024. A pneumologista recentemente foi eleita para a Academia Nacional de Medicina, também é membro das sociedades brasileiras de Pneumologia e Tisiologia e de Infectologia, da REDE TB de Pesquisa em Tuberculose e do Steering Committee do Grupo RESIST TB da Boston Medical School. Ela integra o Grupo de Peritos para aprovação de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde - OMS (Expert Group for Essential Medicines List), reconduzida em mandato até 2026, e faz parte do Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais. Tem mais de 100 artigos científicos publicados no Brasil e no exterior.

O vídeo com a íntegra da palestra está disponível no Canal Oficial da UFABC no YouTube em:

O Reitor Dácio Matheus falou, com emoção, sobre a
primeira atividade após dois anos e meio de pandemia “Vocês não tem ideia da
alegria que é estar nesse momento na primeira atividade presencial, nesse
auditório, depois de dois anos e meio. É um momento de encontros, reencontros e
é um momento mais do que especial, onde nós recebemos uma nova turma de
ingressante nos nossos bacharelados interdisciplinares e nas nossas
licenciaturas interdisciplinares”. Em seguida a Pró-Reitora de Graduação
Fernanda Cardoso subiu ao palco para também dar as boas-vindas à convidada e
aos ingressantes da UFABC.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC)