Página inicial > Notícias > Estudante da UFABC recebe premiação em congresso latino-americano de geofísica espacial

Publicado: Terça, 21 de Mai de 2024, 10h50

A estudante Vitória Marques da Silva, aluna dos Bacharelados em Ciência e Tecnologia e em Engenharia Aeroespacial da UFABC, foi destaque durante o XIV COLAGE 2024, realizado em abril, no México, com um trabalho sobre o pouso do Rover Perseverance em Marte. A pesquisa da estudante, orientada pelo professor Marcelo Araujo da Silva, recebeu o "Prêmio Roberto Manzano", uma distinção notável concedida à melhor contribuição apresentada no evento tendo um estudante como primeiro autor.

O estudo premiado concentrou-se em estudar a confiabilidade do pouso do Rover Perseverance em Marte, investigando o potencial da aplicação de métodos matemáticos e computacionais para otimizar a segurança e o sucesso de missões espaciais complexas.

estudante da ufabc recebe premiacao em congresso latino americano de geofisica espacial thumb foto 01

O encontro COLAGE (Conferência Latino-Americana de Geofísica Espacial), realizado a cada dois anos, alternando entre diversos países, é organizado pela ALAGE (Associação Latino-Americana de Geofísica Espacial). Neste ano, o congresso teve lugar no México, mais precisamente em Monterrey, e abordou uma ampla gama de campos científicos, desde o clima espacial até a física do plasma espacial, para debater os últimos avanços e desafios da pesquisa nessa área crucial para a compreensão do nosso planeta e do universo.

Além da premiação, o COLAGE proporcionou oportunidades únicas de aprendizado, enriquecimento da rede de contatos e troca de experiências. Alguns participantes tiveram o privilégio de testemunhar um Eclipse Solar Total, que ocorreu um dia antes do início da conferência, e de interagir com figuras proeminentes do setor aeroespacial.

estudante da ufabc recebe premiacao em congresso latino americano de geofisica espacial thumb foto 02

Para Vitória Marques da Silva e seu orientador, essa conquista representa não apenas um reconhecimento pessoal, mas também mais uma contribuição da comunidade científica brasileira nos estudos sobre a exploração espacial. A premiada publicou ainda dois vídeos em seu perfil no Instagram mostrando com mais detalhes como foram os dias de atividades e o dia do eclipse

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC