Página inicial > Notícias > Estudante da UFABC se classifica entre os 10 melhores brasileiros e participa de competição internacional de tecnologia

Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2024, 14h09

O aluno Étore Cagno, estudante do Bacharelado em Ciências e Humanidades da UFABC, ficou entre os 10 brasileiros selecionados no programa de treinamento e intercâmbio cultural Seeds for the Future 2024, garantindo uma vaga na competição Tech4Good, realizada entre os dias 26 e 31 de agosto, em El Salvador.

A competição, promovida pelo governo de El Salvador, em conjunto com a UNESCO e a multinacional chinesa Huawei, propõe o desenvolvimento de projetos voltados à resolução de problemas sociais visando atingir um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

A fase inicial da competição ocorreu no âmbito nacional e selecionou, previamente, 50 estudantes. Estes tiveram a possibilidade de se capacitar nos cursos ofertados de 5G, Inteligência Artificial e Cloud. Os 10 estudantes com os melhores desempenhos, dentre eles Étore, foram selecionados para representarem o Brasil na etapa regional da América Latina e Caribe, onde se juntaram a outros 26 de um total de 28 grupos competidores, contando com cerca de 150 estudantes da região.

estudante da ufabc se classifica entre os 10 melhores brasileiros e participa de competicao internacional de tecnologia foto da esquerda para a direita Étore Cagno, Yasmin Pinheiro, Joyce Rangel, Raul Myron e Filipe Braga

Da esquerda para a direita, Étore Cagno, Yasmin Pinheiro, Joyce Rangel, Raul Myron e Filipe Braga.

Dos 28 grupos participantes, apenas 10 foram escolhidos para a final regional, dentre eles o grupo de estudantes brasileiros com a participação do discente da UFABC, alcançando a etapa final da competição regional. Para Étore, “Enquanto estudante da UFABC pretendendo graduar em Relações Internacionais, penso que compreender e me apropriar das mais relevantes e novas tendências tecnológicas é fundamental para que possa atuar com excelência profissionalmente”.

A premiação principal foi concedida para estudantes da Argentina e Guatemala. Porém, o Brasil ganhou a premiação Huawei Social Expert Award, pelo maior engajamento nas redes sociais dentre todos os países participantes; e o prêmio Top Performance Cultural no primeiro dia de competição em El Salvador, por meio de votação popular.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC