Página inicial > Notícias > Expedição leva alunos à Estação Ecológica Jureia-Itatins

Expedição leva alunos à Estação Ecológica Jureia-Itatins

Publicado: Quarta, 14 de Abril de 2010, 17h42
Dezoito alunos da UFABC participaram da expedição da disciplina "Práticas em Ecologia" à Estação Ecológica Jureia-Itatins (EEJI), no último fim-de-semana (9 a 11 de abril).

Durante os trabalhos, os alunos tiveram contato com a Mata Atlântica que, ao lado do Cerrado Brasileiro, é um dos 25 hotspots de biodiversidade do planeta. Os estudos incluíram os aspectos físicos e biológicos da mata de restinga, do manguezal, da praia arenosa e do costão rochoso. A EEJI foi escolhida pelo estado de preservação desses ecossistemas (veja as fotos).

"O mais legal desse modelo que une a didática tradicional às visitas é o estímulo a pensar. Nós não somente lemos sobre o assunto. Aprendemos como a natureza funciona pela observação", afirmou Denise Couto, uma das participantes.

A viagem é uma das cinco saídas a campo programadas para o quadrimestre. No Parque Zoológico de São Paulo (21/fev), os estudantes foram apresentados às faunas das regiões biogeográficas do globo; no Instituto Butantan (14/mar), conheceram as serpentes dos biomas brasileiros e no Parque Estadual do Juquery (21/mar), investigaram o Cerrado. A última atividade será no Parque Central de Santo André (18/abr), para avaliar a diversidade de aves dessa área verde metropolitana.

14/4/2010