Fenômeno teoricamente previsto em estudo da UFABC é confirmado em artigo publicado na Nature Communications
O domínio das correlações quânticas é um desafio-chave na Teoria de Informação Quântica, cujas aplicações futuras podem levar a computadores com senhas impossíveis de serem quebradas por um programa espião, por exemplo. A realização de computação quântica em grande escala esbarra no processo conhecido por decoerência – alterações que tornam paulatinamente o sistema menos quântico. O trabalho da UFABC, agora confirmado experimentalmente na Nature Communications, é um dos primeiros a tratar tais correlações gerais em um cenário físico real, no qual ruídos inevitáveis estão presentes.
"A verificação experimental de fenômenos preditos teoricamente é fundamental para o desenvolvimento de novas teorias e o avanço da ciência. Podemos também dizer que uma das aspirações dos cientistas que trabalham com teoria é ver seus achados sendo testados e, de preferência, confirmados em laboratório. Quando isso acontece em uma revista de grande impacto como as do grupo Nature, nós, cientistas teóricos, ficamos muito orgulhosos" afirma o Professor Serra.
O grupo de Informação Quântica da UFABC, em parceria com o grupo de ressonância magnética nuclear (NMR) do IFSC-USP, liderado pelos Profs. Eduardo de Azevedo e Tito Banagamba, realizou recentemente a primeira medida experimental de correlações não clássicas no contexto de NMR (e-print arXiv:1004.0022). Resultado que abre novos caminhos para o processamento de informação quântica em NMR. No momento, ambos os grupos estão engajados em novos experimentos que exploram o comportamento peculiar de correlações no mundo quântico.
Os estudos realizados pelos pesquisadores da UFABC são financiados pela FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Informação Quântica (INCT-IQ).
A íntegra do trabalho do grupo da UFABC intitulado "Classical and quantum correlations under decoherence" e publicado no Physical Review A está disponível no link http://link.aps.org/doi/10.1103/PhysRevA.80.044102 ou (e-print arXiv:0905.3396)
A verificação experimental dos fenômenos preditos foi reportada no artigo intitulado "Experimental investigation of classical and quantum correlations under decoherence" que pode ser lido na íntegra no link http://www.nature.com/ncomms/journal/v1/n1/abs/ncomms1005.html
Assessoria de Comunicação e Imprensa
16/4/2010
Redes Sociais