Página inicial > Notícias > Folha de São Paulo publica artigo do reitor e do chefe de gabinete da UFABC

Folha de São Paulo publica artigo do reitor e do chefe de gabinete da UFABC

Publicado: Quarta, 06 de Janeiro de 2010, 11h22
O jornal Folha de São Paulo traz na edição desta quarta-feira (6) um artigo sobre a importância da atividade de extensão universitária no desenvolvimento da sociedade. O texto é assinado pelo reitor, Adalberto Fazzio, e pelo chefe de Gabinete, Sidney Jard da Silva.
Segundo eles, a vocação de colocar em prática as investigações teóricas e os achados das pesquisas é pouca desenvolvida no meio acadêmico. Em contraponto a essa constatação, ambos afirmam que "cada vez mais a sociedade contemporânea reclama um papel engajado das instituições de ensino superior, em particular das universidades públicas, das quais se exigem retornos não só na forma de publicações internacionais, mas também em produtos e processos aplicáveis ao desenvolvimento econômico e social".

Fazzio e Sidney defendem no artigo o conceito de "extensão inovadora", que se baseia na ideia da prática de extensão não apenas para atender demandas de setores sociais particulares, mas de levar o conhecimento científico e tecnológico a toda sociedade. Para eles, a extensão deve promover um conjunto específico de relações, com foco na produção de novos conhecimentos, novos produtos e novos processos. O texto termina com a citação da UFABC como instituição que busca "desenvolver uma nova concepção de extensão universitária, tão inovadora quanto o seu projeto político pedagógico". O reitor e o chefe de Gabinete apresentam como exemplos a atuação da Universidade no Grupo de Trabalho do Pólo Tecnológico do Grande ABC e no Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município de São Bernardo do Campo.

Íntegra do artigo

6/1/2010