Página inicial > Notícias > Grupo de pesquisa do CMCC estabelece parceria com o Max Planck Institute

Grupo de pesquisa do CMCC estabelece parceria com o Max Planck Institute

Publicado: Terça, 15 de Junho de 2010, 09h16

O grupo de pesquisa do CMCC (Centro de Matemática, Computação e Cognição) estabeleceu uma parceria com o Instituto Max Planck, importante pólo de pesquisa localizado em Postdam, Alemanha.

O grupo liderado pela professora da UFABC Cecília Chirenti vai receber um orçamento de 20.000 euros anuais durante um período de 3 anos, com possibilidade de extensão por mais dois anos, para realizar pesquisas sobre emissão de ondas gravitacionais por estrelas compactas isoladas.

O acordo firmado no dia 1 de junho é inédito no Brasil e tem a intenção de incentivar a cooperação entre os pesquisadores do CMCC e os pesquisadores do Max Plack Institute, com intercâmbio de pessoal, colaboração científica e realização de workshops internacionais.

Além da Professora Cecília o grupo de pesquisadores é formado pela aluna de iniciação científica da UFABC Fernanda Machado Araújo e o aluno de mestrado do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) Patrick da Rosa Silveira.