Informe da Reitoria: Antecipação de feriados e manutenção dos calendários acadêmico e administrativo
No dia 22 de março, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC anunciou a antecipação dos feriados municipais e a suspensão dos dias úteis entre 27 de março e 04 de abril, cujos decretos municipais foram editados na manhã de 24 de março. O objetivo é frear a aceleração da pandemia no ABC, que enfrenta seu pior cenário e o colapso nos sistemas de saúde das sete cidades da região.
A Reitoria da UFABC se solidariza com toda a comunidade do ABC e endossa a decisão dos municípios, uma medida restritiva fundamental para a contenção da transmissão do coronavírus e para a diminuição drástica da circulação de pessoas. É nesse mesmo sentido que, desde o último dia 15 de março, estamos restringindo ainda mais as já excepcionais e essenciais atividades presenciais. Além disso, reforçamos, em tom taxativo, todas as comunicações institucionais com um veemente alerta para que a comunidade não vá ao campus, fique em casa e preserve a vida de todas e todos.
Faz-se necessário salientar que as poucas atividades que ainda ocorrem nos campi são aquelas consideradas essenciais para preservação dos sistemas vivos e dos patrimônios, e cuja suspensão total ocasionaria perdas - algumas irreversíveis - à comunidade.
Considerando, portanto, que há mais de um ano a UFABC mantém medidas responsáveis de distanciamento social de sua comunidade e empenha incansáveis esforços no combate à pandemia, a Reitoria da UFABC, em conjunto com dirigentes das unidades administrativas da Universidade, entende como possível a manutenção dos calendários administrativo e acadêmico, já que o desenvolvimento das atividades tem se dado no modo remoto desde março de 2020.
Deliberada coletivamente e com a devida sensibilidade que o momento exige, a presente decisão se apoia na adoção de medidas que buscam minimizar eventuais dificuldades ocasionadas pelo adiantamento dos feriados, em especial os impactos aos núcleos familiares e às mulheres. São elas:
- funcionamento dos campi, entre 27 de março e 04 de abril, em regime de feriado e fim de semana, mantendo-se apenas os serviços essenciais à preservação dos sistemas vivos e dos patrimônios da universidade;
- no âmbito do ensino, suspensão da entrega de atividades avaliativas entre 27 de março e 04 de abril, sem prejuízos às demais atividades;
- no âmbito administrativo, identificação, por parte das chefias e dirigentes das áreas, de atividades (incluindo reuniões) que podem ser adiadas ou ter suas frequências diminuídas entre 27 de março e 04 de abril, sem o descumprimento dos prazos legais, contratuais e administrativos;
- readequação das escalas de trabalho das equipes que prestam serviços essenciais presenciais para o patamar quantitativo mínimo, sem prejuízos às condições de trabalho e segurança das mesmas.
Frente aos cenários de negacionismo, desarticulação política e desinformação que nos desafiam - e que, lamentavelmente, já contabilizam mais de 300 mil vidas perdidas em nosso país -, a UFABC precisa, em sua força máxima, mobilizar todas as suas habilidades científicas, técnicas e políticas disponíveis em prol da batalha contra o coronavírus, articulando-as aos indispensáveis sensos de acolhimento, solidariedade e empatia para com todas e todos de nossa sociedade.
Cordialmente,
Reitoria
Universidade Federal do ABC
Redes Sociais