Mapa colaborativo reúne ações de solidariedade das cinco regiões do país
Lançada em 30 de abril, a Plataforma das práticas colaborativas de combate à Covid-19 e das redes de solidariedade já conta com mais de mil cadastros de entidades, movimentos, coletivos, universidades e laboratórios engajados em mobilizações para amenizar o impacto dos danos causados pela pandemia no Brasil.
O projeto é coordenado pelo professor Sérgio Amadeu e envolve outros atores institucionais, como o Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre), bem como o Laboratório de Justiça Territorial (LabJuta) da UFABC. No mapa colaborativo, foram cadastradas ações de solidariedade que estão em curso em todas as regiões brasileiras. O propósito é que, para além de divulgar as necessidades imediatas dessas iniciativas, a plataforma permita o registro histórico da crise pandêmica no país, gerando dados sobre os quais pesquisadores poderão se debruçar mais adiante.
“A ideia é que as pessoas possam, olhando o mapa, entrar em contato para ajudar os grupos que estão na linha de frente do enfrentamento à Covid-19. A plataforma vai fazer o registro dessa grande mobilização colaborativa da nossa sociedade, para que pesquisadores no futuro possam analisar o que está acontecendo agora. Ela é importante, não só para uma ação presente, mas também para uma análise histórica”, ressalta Amadeu.
Confira mais informações sobre esse projeto no vídeo disponível em: https://youtu.be/0vhkpr6cgng
Conheça o mapa colaborativo em: https://mapacolaborativo.org.br/
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais