Página inicial > Notícias > MatematiZou desafia alunos da rede pública a criarem atividades matemáticas inovadoras

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2024, 10h34

A matemática, ao longo dos tempos, tem sido uma ferramenta essencial na descrição, organização e resolução de problemas cada vez mais complexos. Além disso, essa área do conhecimento desenvolve a capacidade de compreender e construir estruturas profundas e abstratas. Com o objetivo de divulgar esses aspectos complementares da matemática, nasce o projeto MatematiZou.

Sua proposta fundamental é apresentar atividades que transmitam ideias abstratas e as conectem a situações do mundo real, promovendo um processo de aprendizagem dinâmico, lúdico e engajador. O MatematiZou, através de eventos na região do Grande ABC, divulga e ensina matemática, aproximando a comunidade científica da população e incentivando a inclusão, equidade e justiça social.

Além de exposições e atividades online, o projeto realiza itinerâncias pelas escolas da região metropolitana de São Paulo, apresentando materiais e disseminando conhecimento matemático para todos.

Concurso MatematiZou para estudantes da rede pública

Neste contexto de difusão do saber, para criar uma jornada interessante para os entusiastas da matemática, o MatematiZou abriu inscrições para um concurso no último mês. Estudantes da rede pública de ensino básico de todo o país podem submeter propostas de atividades matemáticas lúdicas e inovadoras.

Os participantes podem enviar jogos, peças expositivas ou desafios sobre temas matemáticos que possam ser realizados fisicamente ou virtualmente. As propostas selecionadas serão desenvolvidas e posteriormente expostas pelo MatematiZou em escolas, eventos na universidade ou virtualmente no site do projeto.

Entre as propostas selecionadas, uma será escolhida como vencedora, e seu autor ou autora receberá como premiação um Kit Robótica completo da Lego Education. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto através do site do projeto.

Mais informações e o formulário de inscrição estão disponíveis na página ufabc.net.br/matematizou.

O concurso é organizado e realizado pela UFABC, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC UFABC), Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC UFABC), Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep UFMG) e pela U.S. Embassy and Consulates in Brazil.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC