Página inicial > Notícias > MEC alerta sobre cursos de inglês pagos oferecidos indevidamente em nome de programa oficial

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2024, 15h16

O Ministério da Educação (MEC) identificou que cursos de inglês pagos vêm sendo oferecidos indevidamente em nome do programa Inglês sem Fronteiras (IsF). A Pasta não reconhece essas atividades nem seus certificados emitidos. O programa oficial de capacitação em língua estrangeira do MEC se chama Idiomas sem Fronteiras (mesma sigla: IsF), é oferecido pela Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras — da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) — e as atividades são divulgadas apenas pelas universidades participantes da iniciativa. Além disso, as formações são totalmente gratuitas, voltadas à comunidade universitária e, no caso do ensino de português para estrangeiros, também à comunidade externa.

Portanto, qualquer divulgação realizada por e-mail ou redes sociais feita em nome do Inglês sem Fronteiras — utilizando a marca mostrada abaixo e oferecendo cursos de inglês que exigem pagamento de material didático — não têm apoio do MEC nem da Rede Andifes.

O Ministério alerta sobre a apropriação indevida do nome, da marca e da rede de relações do programa para a divulgação de ações particulares, que não possuem a autorização dos gestores do IsF oficial.

Inglês sem Fronteiras

O programa – O Inglês sem Fronteiras foi criado em 2012 pela Portaria Normativa nº 1.466/2012 e, posteriormente, transformado em Idiomas sem Fronteiras, pela Portaria Normativa nº 973/2014. A política oferece atividades de formação e capacitação em língua estrangeira para estudantes, professores e técnicos administrativos da educação, além de capacitação de estrangeiros. Desde 2019, as ações do programa vêm sendo desenvolvidas no âmbito da Andifes, com o nome Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras.

Os canais de divulgação oficiais sobre as ações da Rede podem ser verificados na página www.andifes.org.br/institucional/redeisf.

Publicado pela Assessoria de Comunicação Social do MEC, em 03/07/2024.