Página inicial > Notícias > Novo fórum de instâncias de controle facilita a interação com a comunidade da UFABC

Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 11h57

A partir de 19 de novembro, as instâncias de controle e monitoramento da UFABC passam a operar com um novo modelo, por meio da análise colegiada em um Fórum das Instâncias de Controle e Monitoramento, que facilitará à comunidade acadêmica a interposição de reclamações, denúncias, sugestões, elogios ou solicitações de simplificação.

A mudança é resultado de orientação emitida pela Controladoria-Geral da União (CGU), que determinou a adoção de uma porta única de entrada para essas ações, dando aos órgãos públicos a liberdade de escolha para definir estratégias de implementação da diretriz.

Com esse encaminhamento, A UFABC decidiu por um modelo que visa ampliar a transparência e a agilidade no trato dessas questões. A porta única será a Ouvidoria que, além das demandas encaminhadas a essa instância, receberá também as direcionadas à Auditoria Interna, à Comissão de Ética e à Corregedoria-seccional.

Ao procurar a Ouvidoria, a parte interessada deverá fazer sua manifestação. Esse link conduz ao Fala.BR, que é a plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação. Ali, o interessado deverá escolher a alternativa que deseja acionar.

As demandas postadas no Fala.BR serão analisadas pela Ouvidoria da UFABC e encaminhadas, conforme o caso, para as instâncias ou para o Fórum das Instâncias de Controle e Monitoramento, quando houver a necessidade de análise ampliada em relação a dimensões de autoria e materialidade. Nesse momento, que é anterior à instalação de processos por qualquer uma das instâncias, os envolvidos poderão ser ouvidos na expectativa da coleta de informações adicionais, obtenção de esclarecimentos e formulação de elementos de convicção.

Em suas reuniões mensais, o Fórum estará apto a redigir notas técnicas e a emitir recomendações. Atuando dessa maneira, poderá auxiliar na redução de conflitos e no monitoramento de questões relacionadas à gestão e ao controle interno, para promover a melhoria da conduta ética e disciplinar, bem como a agilidade dos processos.

A criação dessa etapa de discussão colegiada fortalece a decisão das instâncias de controle e monitoramento da UFABC frente à comunidade e também no relacionamento delas com os órgãos federais aos quais respondem. Os gestores dessas áreas sublinham que o Fórum é um espaço para melhor gestão e para análise colegiada ampliada de autoria e materialidade, não se tratando de criação de uma nova instância de controle e monitoramento.

Espera-se, assim, propor uma nova percepção sobre o papel e as práticas de controle e monitoramento, possibilitando a aproximação entre essas instâncias e a comunidade da UFABC, de forma a estreitar a relação entre as partes e a favorecer um comportamento empático e colaborativo na Universidade.

Para informações adicionais e esclarecimentos sobre as funções de cada um dos órgãos existentes, acesse a descrição, bem como as perguntas frequentes relacionadas às suas atividades: