Página inicial > Notícias > Programas de formação de professores PIBID e PRP da UFABC prorrogam inscrições para os processos seletivos para 2022

Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 10h31

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do ABC, iniciaram seus processos seletivos para as edições de 2022-2024.

Ambos os programas contam com dois processos para a seleção de bolsistas: a seleção de discentes da graduação, com inscrições prorrogadas para até 01/11, e a seleção de professores da rede pública da educação básica, com inscrições prorrogadas para até 23/10.

Programa de Residência Pedagógica (PRP)

Como uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, o Programa de Residência Pedagógica tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

As seleções de discentes da Graduação e de professores da rede pública da educação básica terão vagas distribuídas nos seguintes subprojetos e áreas:

1. Interdisciplinar em Ciências e Biologia;
  2. Interdisciplinar em Ciências e Física;
  3. Interdisciplinar em Ciências e Química;
  4. Interdisciplinar em Filosofia, História, Biologia e Ciências;
  5. Matemática.

Confira os Editais completos, os subprojetos e os formulários de inscrição na página do PRP UFABC.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), por sua vez, é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

As vagas para bolsistas do Programa serão distribuídas entre os subprojetos:

1. Interdisciplinar - Ciências e Matemática;
  2. Interdisciplinar - Biologia - Ciências;
  3. Interdisciplinar - Física - Ciências;
  4. Interdisciplinar - Química-Ciências;
  5. Interdisciplinar - Ciências Humanas (História, Geografia) e Filosofia;
  6. Matemática.

Confira os critérios de seleção e demais informações através da página do PIBID UFABC.

Notícia atualizada em 18/10/2022. Notícia atualizada em 26/10/2022