Participe da solenidade de Lançamento do Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA) da UFABC
UFABC sediará o CEFAVELA, novo Cepid da Fapesp que, entre suas ações, vai desenvolver uma base de dados inédita sobre esses territórios.
Ampliar a compreensão das dinâmicas territoriais das favelas e as formas de reprodução de desigualdades espaciais, bem como dos limites e potenciais de programas e políticas de melhoria desses territórios no contexto urbano contemporâneo. Este é o objetivo do Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA), que será lançado em cerimônia oficial no dia 7 de outubro. Com sede na Universidade Federal do ABC (UFABC), o CEFAVELA é um dos novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp).
O ato de lançamento será realizado a partir das 15h, no campus da UFABC em São Bernardo do Campo, e deve contar com as presenças de Dácio Matheus, reitor da universidade, Guilherme Simões Pereira, secretário Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Marco Antônio Zago, presidente da Fapesp, Marcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE - a confirmar) e Benedito Roberto Barbosa, coordenador da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, entre outras autoridades.
Por meio de uma abordagem interdisciplinar e multiescalar, o CEFAVELA atuará no desenvolvimento de pesquisas, formação de recursos humanos, transferência de tecnologia e difusão de conhecimento para a sociedade sobre as favelas, em articulação com diversas instituições, movimentos e organizações. As atividades já se iniciaram com a divulgação do primeiro edital para seleção de pós-doutorandos para atuar no Centro. Os nomes dos aprovados devem ser revelados em novembro próximo.
“Não é por acaso que o CEFAVELA se instala na UFABC. A Universidade conta com um projeto pedagógico único e interdisciplinar e foi a primeira do país a criar um curso de graduação na área de Planejamento Territorial, que reúne um conjunto de cientistas focados no tema da urbanização e das dinâmicas territoriais nas favelas”, destaca Jeroen Johannes Klink, diretor do Centro e professor da UFABC.
Além Klink, formam o conselho gestor do CEFAVELA as pesquisadoras Rosana Denaldi, vice-diretora; Flávia Feitosa, coordenadora de Transferência de Tecnologia; e Vanessa Elias, coordenadora de Educação e Difusão de Conhecimento - todas docentes da UFABC. Um Conselho Consultivo, com membros nacionais e internacionais, vai elaborar orientações e recomendações estratégicas para o CEFAVELA.
Áreas de atuação: dados, estudos urbanos críticos e políticas para as favelas
O CEFAVELA atuará em três grandes áreas. A primeira, de Análise e modelagem espacial de favelas, propõe-se a desenvolver e disseminar metodologias inovadoras baseadas na crescente disponibilidade de dados, no aumento do poder computacional e na combinação de técnicas de análise quantitativas e qualitativas para as favelas. O objetivo é produzir com parceiros uma base de dados abertos para a análise das favelas, e promover o uso desses dados e de metodologias desenvolvidos a partir das pesquisas na produção de materiais didáticos e de referência, eventos e cursos.
A segunda área de atuação, Dinâmicas e transformações socioespaciais, econômicas e ambientais nas favelas, busca investigar as relações entre as transformações no ambiente construído das favelas e a reestruturação das economias urbanas. A terceira, Capacidades estatais, limites e potencialidades das intervenções em favelas, envolverá pesquisas sobre intervenções de urbanização integral, melhorias urbanas e eliminação de situações de risco na favela, e avaliação de políticas e projetos de urbanização em favelas promovidas pelas três escalas de governo no Brasil. Além disso, desenvolverá estudos de caso nacionais e internacionais aprofundados, com destaque para os países da América Latina e em diálogo com experiências na Índia e África do Sul.
O CEFAVELA já conta com uma ampla rede de parceiros para desenvolver seus trabalhos: o Ministério das Cidades, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a União Nacional por Moradia Popular (UNMP), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, a Escuela de Planeación Urbano Regional da Universidade Nacional da Colômbia, o Indian Institute for Human Settlements (IIHS), University of the Witwatersrand, (WITS/Johannesburg/África do Sul), a School of the Built Environment da Oxford Brookes University (Inglaterra), o Geographic Data Science Lab, da The University of Liverpool (Inglaterra), e a Faculty of Geo-Information Science and Earth Observation (ITC), da University of Twente (Holanda).
Para os eixos da inovação e disseminação de conhecimento, o CEFAVELA planeja diversas iniciativas, como ações educativas e de diálogo sobre gestão de riscos na educação do ensino médio, em articulação com escolas de favelas, e também por meio de jogos; desenvolvimento de uma plataforma de dados e publicações do CEFAVELA, gravação do podcast “A Favela no Centro”; e iniciativas de comunicação com e a partir das favelas, articulando ações com redes de comunicação comunitária já estabelecidas e co-produzindo com esses atores ações de divulgação científica para essas redes.
O Centro planeja, ainda, dar assessoria e apoio à formação de comunidades de práticas nos territórios, com ações de formação e difusão de saberes, ajudar no fortalecimento de espaços de inovação social nas favelas, e apoiar novas formas de participação e intervenção nos territórios e projetos de comunicação comunitária nas favelas.
SERVIÇO:
Lançamento do CEFAVELA
Local: Auditório 1, Bloco Beta, Campus São Bernardo do Campo da UFABC. Al. da Universidade, s/n - Anchieta, São Bernardo do Campo/SP, CEP 09606-045.
Quando: 7 de outubro
Horário: 15h às 17h.
Em caso de dúvidas, entrar em contato via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Imprensa FAPESP / Comunicação CEFAVELA / Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
Redes Sociais