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Pesquisa analisa percepção do mercado de trabalho sobre a formação ofertada pela UFABC

Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 18h00

Em 25 de fevereiro foi defendida, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a tese de doutorado ‘Indicadores de educação geral nos bacharelados interdisciplinares da Universidade Federal do ABC: percepções do mundo do trabalho’, de autoria da pesquisadora Rozana Carvalho Pereira. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. 

Dentre os objetivos da pesquisa estava o de analisar a percepção de executivos de instituições e organizações empresariais conveniadas com a UFABC sobre as características gerais do perfil profissional do discente/estagiário ou de egressos dos bacharelados interdisciplinares da UFABC por elas contratados, bem como verificar se, na opinião dos executivos, a formação proporcionada pela UFABC os diferencia dos demais profissionais. 

Para tanto, a pesquisadora avaliou a opinião dos executivos de 13 empresas conveniadas à UFABC, que, juntas, contrataram 3.015 discentes/estagiários. Foram formuladas 21 questões, relativas aos seguintes temas*: 

rozana carvalho pereira
Segundo a pesquisadora, “da análise do conjunto de resultados, é possível inferir que a maioria dos executivos reconhece, na formação geral dos estagiários ou egressos da UFABC, um diferencial para o mundo do trabalho e que percebem a presença de um processo educativo sistêmico interdisciplinar e de mobilização de cidadãos para produzir, científica e socialmente, a inter-relação da educação com a ética e a cidadania”. 

A autora enfatiza que a UFABC foi pioneira na oferta de bacharelados interdisciplinares no Brasil, e opina: “a formação universitária oferecida pela UFABC se mostra ancorada em estudos da contemporaneidade que apontam para a necessidade de que a ação profissional vise ao bem comum e seja acompanhada de reflexão crítica, de modo que o indivíduo ali formado compreenda a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade justa e humana”. E conclui: “Esses resultados sustentam a conclusão de que, ao menos na região pesquisada, o mundo do trabalho tem percebido o diferencial na formação dos discentes oferecida pela UFABC”. 

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC


* Fonte da tabela: PEREIRA, Rozana de Carvalho. Indicadores de educação geral nos bacharelados interdisciplinares da UFABC: percepções do mundo do trabalho. Campinas, SP: 2019.

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