Professora da UFABC recebe medalha Amigo da Marinha
A professora da Universidade Federal do ABC (UFABC) Silvia Dotta recebeu a medalha Amigo da Marinha em cerimônia realizada quinta-feira, dia 7 de novembro, no Comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, na cidade de São Paulo. A condecoração é um reconhecimento pelo trabalho de divulgação da importância do mar para a sociedade.
Comunicóloga e doutora em Educação, Dotta é a representante do Ministério da Educação (MEC), na Secretaria da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar (SECIRM). Ela também coordena o programa InterAntar, iniciativa que tem como objetivo promover a educação e comunicação científica acerca das regiões polares.
A medalha Amigo da Marinha foi criada em agosto de 1966 para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha, militares de outras Forças, bem como instituições que se distinguiram no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha do Brasil.
InterAntar
Criado há 11 anos, o InterAntar é um programa de educação e comunicação científica sobre as regiões polares. Oferece formação de professores, desenvolve materiais didáticos e mídias interativas para a divulgação e aprendizagem das ciências relacionadas à Antártica e ao Ártico. O objetivo é permitir que a sociedade brasileira compreenda a importância desses locais e suas relações com o país nas esferas ambiental, climática, política e social.
Na prática, diversas atividades são realizadas, como cursos gratuitos a distância para professores da rede pública, de forma que se tornem multiplicadores do conhecimento. Ao todo, mil profissionais da educação foram qualificados no Brasil e no exterior.
Outra frente do InterAntar são as participações em eventos científicos e organização de atividades nacionais, como, por exemplo, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Ocean Week e duas edições da Mostra Brasileira de Filme Polar.
Livros paradidáticos gratuitos, na versão impressa e online, também fazem parte dos projetos. A coleção “101 Perguntas Sobre as Regiões Polares” lançou recentemente o volume “Antártica, Ártico e Mudanças Climáticas”.
O InterAntar criou ainda jogos educacionais digitais. Um deles é um RPG educacional para smartphone em que o usuário participa como turista que vai viver aventura científica na Antártica. O download é gratuito.
O Museu Polar 3D é um espaço digital e interativo criado para oferecer recursos inovadores na difusão do conhecimento sobre as regiões polares. Organismos de uma teia trófica antártica podem ser impressos em 3D para preparar aulas dialógicas interativas.
Para mais informações sobre o InterAntar, acesse:
Redes Sociais