Página inicial > Notícias > Refeições no RU ampliam economia de alunos com alimentação

Refeições no RU ampliam economia de alunos com alimentação

Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2009, 17h40
O restaurante universitário da UFABC chegou ao final de sua primeira semana de atividade contabilizando 8166 refeições servidas a alunos, técnicos administrativos e professores. Os estudantes representaram mais de 90% dos frequentadores do local até aqui.  Comparado às opções de alimentação do entorno, que chegam a custar R$ 20, o valor pago no novo bloco do Campus Santo André pode representar uma importante economia no preço da comida para os alunos.

Antenor neto, de 27 anos, foi um dos 687 estudantes que almoçaram no "bandejão", como o restaurante é chamado pelos alunos, na última sexta-feira. Ele gastava R$ 7 nos restaurantes das cercanias da UFABC todos os dias. Geralmente fazia essa refeição e "se virava com outra coisa à noite, uma bolacha ou um lanche". Com o preço da refeição subsidiado, almoça e janta por R$ 4 diariamente, totalizando um gasto mensal médio de cerca de R$ 100, uma economia por volta de R$ 75 no seu orçamento.

O benefício, somado às bolsas auxílio, moradia e iniciação científica que também recebe, permitiu a ele parar de trabalhar, como fazia no primeiro ano de BC&T, e dedicar-se integralmente aos estudos. Por isso, acelerou a progressão acadêmica e cursa agora disciplinas não vinculadas ao período no qual está matriculado, o noturno.

"Já temos o benefício de estudarmos numa universidade pública. Tem bolsas e agora o restaurante. Podemos nos considerar uns privilegiados", afirmou Neto. "Se estivesse em uma faculdade privada, o sacrifício seria muito maior", concluiu.

Neto deixou a família em Ourinhos, no oeste paulista, para cursar o ensino superior na capital ou na região metropolitana da cidade. Concluiu o ensino médio com o diploma do supletivo por causa do trabalho em horário integral e planeja graduar-se bacharel em química nos próximos anos. "Para aquilo que eu quero, para minha vida acadêmica, aqui na UFABC eu consegui reunir todas as condições", disse.

Os 19 funcionários do restaurante servem o almoço de segunda a sábado, das 11h às 14h, e o jantar de segunda a sexta, das 17h30 às 19h30. A universidade concedeu um subsídio de 60% à refeição dos alunos em relação ao preço pago por professores e técnicos administrativos. O valor será reajustado com base no índice da Fundação Getúlio Vargas que mede a variação de preço dos gêneros alimentícios.

Imagens do primeiro dia de funcionamento do Restaurante Universitário:
{gallery}restaurante{/gallery}

Texto alterado em 9/12/2009