Resoluções definem responsabilidades na graduação
De acordo com a resolução aprovada pelo ConsUni, a Pró-Reitoria de Graduação, com o apoio dos Centros, será a responsável pelos bacharelados interdisciplinares, e os Centros, com o apoio da ProGrad, responsáveis pelos cursos de formação específica.
As instâncias decisórias de cada curso serão as respectivas plenárias e coordenações. Nas plenárias, todos os professores credenciados terão assento, além de representantes discentes (até 20% do total da plenária) e técnicos administrativos (até 10% do total da plenária). As plenárias elegerão os membros das coordenações dos cursos.
"Agora os cursos estarão mais fortalecidos, mas sem engessamento da estrutura da universidade, já que um professor poderá estar em mais de uma plenária", disse a coordenadora da licenciatura em Ciências Biológicas, Rosana Louro Ferreira Silva.
A resolução ainda prevê a constituição da Comissão de Graduação, que será presidida pelo pró-reitor de Graduação. Além dele, diretores de centros, todos os coordenadores dos cursos, representantes discentes e técnicos administrativos farão parte do colegiado. Ficarão sob responsabilidade dessa comissão a avaliação de projetos pedagógicos e a aprovação da oferta anual de disciplinas, entre outras atividades.
"Acho essa configuração ótima porque formaliza a representação, o que é muito necessário", disse a aluna suplente no ConsUni Carolina Grano.
Além dos coordenadores e vice-coordenadores, as coordenações dos bacharelados Interdisciplinares serão compostas por dois professores de cada centro, um técnico administrativo e um discente, segundo a resolução do ConsEP.
Serão atribuições desses colegiados propor o projeto pedagógico dos respectivos cursos e o catálogo de disciplinas para o ano seguinte e analisar e emitir parecer sobre equivalência de estudos e adaptações, entre outras responsabilidades.
O mesmo documento estipula o número de representantes das categorias que farão parte da coordenação dos cursos de formação específica: quatro professores credenciados no curso, um discente e um técnico administrativo, além do coordenador e seu vice. O colegiado também proporá o projeto pedagógico do curso e o catálogo de disciplinas do curso e credenciará os professores para integrar seus corpos docentes.
"As coordenações de curso são a mola motriz de todo um processo. São eles que sabem como as coisas funcionam e as responsabilidades com cada curso", afirmou o diretor do CCNH, Arnaldo Santos.
Confira os cursos que estão vinculados a cada centro:
CCNH |
Bacharelados e Licenciaturas em Ciências Biológicas, |
CECS |
Cursos de Engenharia Ambiental e Urbana, Engenharia |
CMCC |
Bacharelados em Matemática e Ciência da Computação, e |
De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFABC, professor Derval dos Santos Rosa, será propiciada, dessa forma, uma maior autonomia aos coordenadores de curso, o que é de fundamental importância na fase de reconhecimento dos cursos.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
1/9/2010
Redes Sociais