Revista internacional publica artigo de professor da UFABC
Os autores apresentam os resultados de uma pesquisa realizada em um programa comparativo internacional que envolveu vários paises da América Latina e que tinha por foco analisar formas inovadoras de governança ambiental. O programa foi coordenado pelo Centro Latinoamericano de Estudos sobre Desenvolvimento Rural e financiado com recursos do International Development Research Centre do Canadá.
Intitulado "Questioning the Relationship between Participation and Development", o artigo analisa as tentativas de associar participação social a projetos de desenvolvimento, compatibilizando interesses econômicos, sociais e ambientais.
Analisando as interdependências de quatro vetores fundamentais - participação social, desenvolvimento, conservação ambiental e instituições -, os pesquisadores fazem uma avaliação crítica do modelo de incentivo ao desenvolvimento regional implantado no Vale do Ribeira.
De acordo com o professor Favareto, apesar da emergência da retórica do desenvolvimento sustentável, o incentivo ao desenvolvimento local continua focado nas atividades agrícolas tradicionais em detrimento de atividades com maior valor agregado e maior potencial de gerar renda e trabalho, como o turismo ou atividades relaciondas à bioenergia e à bioquimica, por exemplo. Além de identificar estes problemas, o artigo discute formas de fomentar estas novas atividades.
"O estudo do caso do Vale do Ribeira é significativo por condensar dilemas comuns a várias outras regiões do Brasil e do mundo neste momento em que a humanidade tenta descobrir formas de conciliar o crescimento econômico com a conservação da natureza e, assim, fazer frente à dupla crise dos nossos tempos: a crise financeira internacional e a crise ambiental global", afirmou Favareto.
Íntegra da artigo na World Development (em inglês).
Assessoria de Comunicação e Imprensa
15/12/2008
Redes Sociais