Termo de compromisso formaliza desenvolvimento de pesquisa sobre memória
A UFABC e a Carleton University, Canadá, firmaram no final de fevereiro um termo de compromisso para desenvolvimento de pesquisa na área de neurobiologia. O documento discorre sobre aspectos relacionados com financiamento e propriedade intelectual, definindo responsabilidades e procedimentos quanto à gestão do conhecimento que será gerado no estudo. Além dos cientistas que coordenam o trabalho, Fernando A. Oliveira (UFABC) e Matthew Holahan (Carleton), assinam o Termo os responsáveis pelo Departamento de Política Científica da instituição canadense e Agência de Inovação da UFABC.
O projeto, que tem o título “Aspectos evolutivos do treinamento espacial na persistência de memória durante o envelhecimento normal e patológico”, conta com financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O trabalho estuda como as memórias são armazenadas e se tornam estáveis, duráveis e persistem ao longo do tempo. A proposta é identificar estruturas cruciais, proteínas e alterações metabólicas que ocorrem com experiências precoces e como isso facilitaria os processos cerebrais ligados à memória durante a vida.
A introdução de procedimentos comportamentais mais naturais em pesquisas sobre a memória precoce é uma ferramenta inédita em pesquisas na área. Esse método deve fornecer o conhecimento básico e necessário para o esclarecimento de questões relacionadas com a melhoria da memória e com os déficits durante o envelhecimento e em processos neurodegenerativos.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais