Tese da UFABC vence Prêmio CAPES 2024, e duas recebem menção honrosa
Trabalho da Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados foi considerado o melhor da área Interdisciplinar
Nesta terça-feira, 27 de agosto, foi publicado o resultado preliminar da 19ª edição do Prêmio CAPES de Tese. A premiação – considerada o “Oscar da Ciência Brasileira” – objetiva reconhecer, anualmente, os melhores trabalhos de doutorado defendidos no Brasil, nas 49 áreas de avaliação da CAPES.
Uma das teses premiadas nesta edição foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC. A autoria é da egressa Ariany Bonadio, sob a orientação do Prof. Dr. José Antonio Souza. Intitulada Avanços em perovskitas híbridas de haleto: controle de fase estrutural, alterações na dimensionalidade/morfologia e integração de perovskita 2D para aplicações em células solares, ela foi considerada a melhor tese de doutorado da área Interdisciplinar do País defendida no ano de 2023.
Outras duas teses de doutorado da UFABC receberam menção honrosa nesta edição do prêmio: uma do Programa de Pós-Graduação em Biossistemas, da área de Ciências Biológicas, e uma do Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição, da área Interdisciplinar.*
Segundo a CAPES, neste ano, o prêmio recebeu 1.632 inscrições – o maior número de todas as edições. A seleção foi conduzida por comissões de cada área de avaliação, de acordo com os seguintes critérios: originalidade; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; metodologia; qualidade da redação; estrutura/organização do texto; e qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese.
Os autores premiados ganharão certificados, medalhas e bolsas para estágio pós-doutoral. Os orientadores também receberão certificados, além de prêmios em dinheiro. A solenidade de entrega ocorrerá em Brasília, no mês de dezembro. Na ocasião, será realizada a segunda fase da premiação, denominada Grande Prêmio CAPES de Tese, quando serão anunciados mais três vencedores, dentre os 49 já premiados, sendo um de cada Colégio: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.
Sobre a tese premiada
Na referida pesquisa, foram analisados materiais semicondutores de perovskitas híbridas de haletos, considerados os mais importantes para as células solares de terceira geração.
O estudo envolveu propriedades fundamentais e tecnológicas em relação ao seu uso em dispositivos: investigação da estabilização química e estrutural na faixa de temperatura de trabalho da célula solar; obtenção de fases cristalinas de baixa dimensionalidade, mais estável, por meio da recristalização assistida por água; e sua aplicação para células solares otimizadas.
Segundo os pesquisadores, suas descobertas oferecem rotas alternativas para melhorar tanto a estabilidade quanto a eficiência do dispositivo optoeletrônico.
A pesquisa à qual a tese se refere já rendeu, até o momento, a publicação de sete artigos científicos em revistas internacionais de alto impacto, além da apresentação de trabalhos em diversos congressos no Brasil e no exterior.
A Dra. Ariany Bonadio ingressou na Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC em 2017, com uma bolsa de doutorado direto de um Projeto Temático da FAPESP, no qual seu orientador, Prof. Dr. José Antonio Souza, e seu coorientador, Prof. Dr. Gustavo Dalpian, atuaram como pesquisadores principais. Durante o doutorado, cursou um período “sanduíche” no Georgia Institute of Technology, nos Estados Unidos. Atualmente, realiza pós-doutorado na National University of Singapore, em Singapura.
“Receber o Prêmio CAPES de Tese é um marco significativo na minha trajetória acadêmica, que reconhece o esforço e a dedicação à pesquisa. Acredito que a pesquisa interdisciplinar é essencial para enfrentar os desafios complexos do mundo atual, e me sinto motivada a continuar contribuindo para essa área”, afirma.
Seu orientador, Prof. Dr. José Antonio Souza, enfatiza a importância do prêmio para a carreira acadêmica de ambos, e também para o Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC – do qual é o atual Coordenador: “É a segunda vez que nosso Programa recebe o Prêmio CAPES de Tese neste quadriênio (2021-2024). Além disso, das seis teses da UFABC premiadas desde seu início (em 2006), três foram do PPG-NMA – um dos mais importantes reconhecimentos externos da pós-graduação, o que reafirma sua excelência”.
O Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC integra o seleto grupo do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da CAPES, composto por programas de pós-graduação brasileiros avaliados com notas 6 ou 7 (que são as maiores possíveis), por apresentarem padrões internacionais de excelência.
*Menções honrosas
As teses defendidas na UFABC em 2023 que receberam menção honrosa foram:
Título: Organogéis a base de Pluronics como sistemas versáteis para administração tópica de fármacos
Autora: Aryane Alves Vigato
Programa de Pós-Graduação: Biossistemas
Orientadora: Profa. Dra. Daniele Ribeiro de Araújo
Área de avaliação: Ciências Biológicas II
Título: Explorando o potencial da neurotecnologia na educação: uma investigação sobre o esforço mental dos alunos em tarefas visuoespaciais
Autor: Raimundo da Silva Soares Junior
Programa de Pós-Graduação: Neurociência e Cognição
Orientador: Prof. Dr. João Ricardo Sato
Área de avaliação: Interdisciplinar
A UFABC e o Prêmio CAPES de Tese
Desde a criação da UFABC, esta é a sexta vez que uma tese de doutorado defendida na Universidade conquista o Prêmio CAPES de Tese. As outras foram:
2022 - Tese do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados
2019 - Tese do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território
2017 - Tese do Programa de Pós-Graduação em Física
2016 - Tese do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados
2013 - Tese do Programa de Pós-Graduação em Física
“Ariany Bonadio, do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados, e as menções honrosas para a discente Aryane Alves Vigato, do PPG Biossistemas, e para o discente Raimundo da Silva Soares Júnior, do PPG Neurociência e Cognição, refletem o compromisso da UFABC com a excelência na pós-graduação. O reconhecimento no prêmio CAPES de tese, dos mais importantes do país, fortalece a posição da nossa Universidade como um dos centros consolidados de pesquisa de ponta. É um resultado expressivo que se soma a outros obtidos nos últimos anos, frutos do trabalho articulado de discentes, orientadoras e orientadores, coordenações de programas, servidores e servidoras técnico-administrativas e gestão da pós-graduação na UFABC. Honrarias como o prêmio CAPES de tese ratificam a nossa certeza de que as egressas e os egressos dos programas de pós-graduação da UFABC têm enorme potencial para contribuírem com o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil e para a construção coletiva de um país mais justo, menos desigual, inclusivo e ambientalmente sustentável", pontua o Prof. Dr. Charles Morphy Dias dos Santos, Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFABC.
Para a UFABC, a premiação de teses de doutorado da área Interdisciplinar reitera dois dos maiores princípios do seu projeto pedagógico: a excelência e a interdisciplinaridade.
Dra. Aryani Bonadio recebendo o Prêmio CAPES de Tese, em Brasília/DF.
Prof. Dr. José Antonio Souza, Dra. Aryani Bonadio e Prof. Dr. Charles Morphy Dias dos Santos, em Brasília/DF.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC
Notícia atualizada com imagens em 18/12/2024.
Redes Sociais